Emoção no momento em que se recordou o percurso de vida de um dos homens mais empreendedores da História recente de Matosinhos.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto inaugurou, hoje, dia 18 de Maio, pelas 14 horas, na Rua Brito Capelo, junto ao Hotel Porto Mar, o Busto de Edmundo Ferreira, numa homenagem que a autarquia fez questão de prestar a um dos mais empreendedores rostos da História matosinhense.
Neste acto simbólico marcaram presença Miguel Ferreira, filho de Edmundo Ferreira, o Vice-Presidente da Autarquia, Dr. Nuno de Oliveira, o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, António Parada e o Presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira.
Foi também simbolicamente assinalado o 60º Aniversário do Hotel Porto Mar, localizado na Rua Brito Capelo, nº 169, bem no coração de Matosinhos e da sua Quadra Marítima, uma unidade hoteleira que alia a tradição à modernidade e que nasceu do sonho de um homem ambicionava sempre mais e melhor para Matosinhos: Edmundo Ferreira.
Edmundo Alves Ferreira começou a sua vida profissional no Banco Espírito Santo, no Porto. Mais tarde, veio trabalhar para Matosinhos. Homem de grande empreendedorismo, em 1945 era já um conceituado industrial de conservas com ampla visão de futuro.
Um negócio de anchovas em Buarcos, na Figueira da Foz, e a aposta na indústria da polpa do tomate em Torres Novas, foram mais dois patamares da vocação inata para o mundo empresarial de Edmundo Ferreira que foi também armador, tendo constituído a sociedade de Pesca S. Brás, Lda. em Matosinhos.
Edmundo Ferreira criou uma sociedade que explorava o Café Central, na Rua Brito Capelo, mas sonhava ir ainda mais além. O empresário sonhava em construir em Matosinhos um hotel condigno para receber empresários, homens de negócios e turistas.
E assim nasceu o Hotel Porto de Mar. As obras começaram em 1943, mas a inauguração oficial foi em 1947. Foi uma grande festa para os matosinhenses, com a presença do Presidente da República de então, amigo pessoal de Edmundo Ferreira, o almirante Américo Tomás.
Passados 60 anos da sua inauguração, a Câmara Municipal de Matosinhos não podia deixar de assinalar a importância da localização geográfica e estratégica do Hotel Porto Mar e a coragem, força e determinação de Edmundo Ferreira para que o seu sonho se cumprisse, ou seja, para que Matosinhos possuísse um local com prestígio e qualidade para receber os visitantes.