Presidente da Câmara visitou ainda horta biológica do Parque da Vila.
A 26 de agosto de 2003, Custóias foi elevada à categoria de vila. Nove anos volvidos, a Junta de Freguesia decidiu perpetuar a sua memória, atribuindo a data a uma das novas artérias.
A Rua 26 de agosto, inaugurada no dia 3 de março pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e pelo presidente da junta de freguesia de Custóias, José Tunes, liga a rotunda de Gatões à Rua António José de Almeida.
A obra foi executada no âmbito da construção do IP4/VRI no concelho de Matosinhos.
Seguiu-se o descerramento de uma outra placa. A Rua Parque da Vila nasceu junto à Horta Biológica do Parque da Vila, espaço recentemente ampliado e que alberga atualmente cerca de 60 talhões cultivados pela população, no âmbito do projeto da Lipor “Horta à porta”.
“Quisemos criar um parque que fosse digno da Vila de Custóias. Os pedidos eram muitos. Estamos a falar do dobro dos talhões”, adiantou José Tunes.
Para o Dr. Guilherme Pinto, “este projeto é uma belíssima forma de ocupar o nosso tempo”. “Não há nada mais interessante do que comermos o que produzimos. A generalidade das famílias vieram da agricultura. Houve uma altura em que, nas cidades, nos esquecemos da agricultura. Os mais novos não sabem de onde vêm os alimentos. Além disso, tudo aquilo que produzimos tem um peso económico. Transformamos ainda um local que estaria condenado a ser um matagal e que agora está em condições de ser utilizado pela comunidade”, referiu o autarca.
Presente na cerimónia esteve ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira.