Homenagem aos combatentes na Guerra do Ultramar na Senhora da Hora.
O Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes viu finalmente concretizado “um projeto que estava nos seus horizontes há oito anos”. “Um monumento que perpetuasse para todo o sempre um período marcante para uma geração”, explicou o Tenente Coronel Armando Costa.
Inaugurada dia 13 de julho, a “Rotunda dos Combatentes” , na Senhora da Hora, assinala a convergência das ruas Sobreiro, Estação Velha e Quatro Caminhos.
O monumento foi benzido pelo pároco da freguesia, o padre Amaro Gonçalo, seguindo-se a deposição de flores e um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na Guerra do Ultramar.
Os ex-combatentes José Augusto e Fernando Santos declamaram poemas que retrataram momentos e experiências vividas por jovens soldados numa guerra que durou 13 anos.
Para o presidente da junta de freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos, “este monumento de referência aos soldados do Ultramar” representa o “cumprimento do nosso dever”.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos enalteceu a coragem e a valentia de quem serviu a sua pátria. “Ser corajoso é ter medo e enfrentar o medo. Não é ser louco. Não é ser irresponsável”, disse.
O Dr. Guilherme Pinto apelou ainda a todos para que “continuem o combate”: “Expliquem às novas gerações que aquela vida era bem mais difícil do que aquela que temos hoje. Vocês que testemunharam, podem fazer a comparação entre o antes e o depois aos vossos filhos e aos vossos netos. Apesar das dificuldades, Portugal é um país melhor. É preciso levantar a moral a este país”.
A cerimónia contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e do presidente da junta de freguesia de Matosinhos, tendo terminado com a atuação do Grupo Coral da Senhora da Hora, que interpretou, além de um cântico, o Hino Nacional.