Celebração dos 500 anos do Foral Manuelino
A vila de Leça do Balio assinala hoje os 500 anos da atribuição da Carta de Foral do Couto de Leça do Balio pelo Rei de Portugal D. Manuel I.
O Couto de Leça do Balio era constituído por cinco Freguesias: Leça do Balio, Custóias, S. Mamede Infesta, Barreiros e Gueifães. Em 1571, Leça do Balio passa a baliado e deixa de ser comenda. Os privilégios concedidos por D. Manuel I extinguem-se no pós-liberalismo com a reforma administrativa assinada por Passos Manuel.
As comemorações da efeméride decorrem de 1 a 10 de junho, com um programa recheado de atividades culturais, desportivas, lúdicas e cívicas.
A junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e a Câmara Municipal de Matosinhos juntaram-se na organização deste grande evento.
O dia mais importante celebra-se hoje e iniciou-se com a inauguração de uma peça escultórica na rotunda de Gondivai. Da autoria da arquitecta municipal Isabel Flores, a peça escultórica apresenta uma pedra oriunda da antiga pedreira do Monte de S. Gens e trabalhada pela Cooperativa dos Pedreiros, e a esfera armilar, associada ao estilo manuelino, executada por uma serralharia de Leça do Balio.
A esfera armilar foi um importante instrumento astronómico e de navegação durante os Descobrimentos e surge em monumentos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, além de constar da Bandeira de Portugal.
A peça escultórica foi descerrada pela Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e pelo presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves. Presentes na cerimónia de inauguração estiveram ainda o Vice-presidente da edilidade, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora da Modernização Administrativa, Ângela Miranda, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.
Recorde-se que, a propósito dos 500 anos do Foral, a Câmara Municipal de Municipal agraciou, na cerimónia comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril, a vila de Leça do Balio com a medalha de mérito dourada.
“Leça do Balio vive um momento único na sua história. Além da sua importância histórica, Leça do Balio é hoje um polo de desenvolvimento económico, de atração de muitas empresas”, manifestou Luísa Salgueiro.
Além da peça escultórica, a rotunda de Gondivai foi alvo de um trabalho de requalificação urbanística por parte da Câmara Municipal de Matosinhos.
“Esta obra é uma pequena intervenção, mas que altera em muito a vida das pessoas que vão poupar tempo na circulação automóvel”, acrescentou a edil.
As comemorações dos 500 anos do Foral de Leça do Balio prosseguem hoje à noite, pelas 21h30, com a sessão comemorativa da Assembleia de Freguesia, no Centro Cultural de Leça do Balio. Pelas 23h00 haverá uma sessão de fogo de artifício no Largo do Mosteiro de Leça do Balio.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
