Dia Mundial da Terra assinalado com a abertura de 33 talhões
No âmbito do projeto “Horta à Porta” foram hoje, 22 de abril, inaugurados 33 talhões na Horta do Padrão da Légua, dia em que se assinala também o Dia Mundial da Terra.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador da Educação e do Ambiente, António Correia Pinto, o Administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e o Presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, associaram-se à iniciativa, no dia em que cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.
A Horta do Padrão da Légua, integrada no projeto Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto, hoje inaugurada, disponibilizará 33 talhões de terreno com 25 metros quadrados de área, os quais poderão ser cultivados pela população da zona mediante inscrição através de preenchimento de requerimento na Loja do Munícipe da Câmara Municipal de Matosinhos.
Localizada numa área delimitada pelas rua e travessa Carlos Oliveira e pela Travessa Central do Seixo, a horta conta com uma casa de abrigo para armazenar as ferramentas, equipamentos de compostagem individuais e vários pontos de água.
Este projeto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas.
O projeto “Horta à Porta” estimula a criação de espaços verdes dinâmicos, mas também o contacto com a natureza e os hábitos saudáveis, não esquecendo a consequente redução de resíduos, particularmente orgânicos. O desenvolvimento deste projeto recorre sempre à utilização de práticas de compostagem e agricultura biológica.
Ao receber o talhão, após um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e o munícipe, o futuro utilizador recebe formação em agricultura biológica, ministrada pela Lipor, comprometendo-se a cultivar a horta recorrendo à utilização da matéria orgânica resultante do processo de compostagem. Os produtos cultivados deverão destinar-se exclusivamente ao consumo próprio.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
