Empresa de produção de energia eólica instalada em Matosinhos
A segunda maior produtora nacional de energia eólica mudou-se para Matosinhos. A Finerge está agora instalada na Avenida D. Afonso Henriques, ocupando uma área de 1.600 m2.
Fundada em 1996, a transferência de instalações do Porto para Matosinhos responde a uma necessidade de espaço em virtude do crescimento que a empresa tem tido sobretudo desde 2015.
Anualmente, através dos seus 508 aerogeradores instalados nas 43 centrais eólicas que explora, a empresa tem neste momento 908,1 MW em funcionamento e fatura mais de 170 milhões de euros. Em Portugal já investiu mais de 1,2 mil milhões de euros. Ainda recentemente, assegurou um financiamento junto da banca superior a 700 milhões de euros para concretizar novos projetos em Portugal e na União Europeia.
Com um quadro de 50 colaboradores altamente qualificados ou com formação técnica, a Finerge instalou em Matosinhos o Centro de Despacho que funciona 24 horas por dia todos os dias.
A inauguração das novas instalações decorreu esta tarde e contou com a participação do CEO da empresa, Pedro Norton, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
No decorrer da sua atividade, a Finerge tem como principal preocupação a avaliação do impacto ambiental e social do seu trabalho e tem como principal objetivo criar energia limpa através de projetos de energia responsáveis, não comprometendo as comunidades locais e protegendo as gerações de amanhã.
Como tal, Pedro Norton destacou o compromisso da Finerge de ajudar Portugal a atingir a neutralidade carbónica em 2050, disponibilizando-se para trabalhar com a Câmara Municipal de Matosinhos na sua estratégia de descarbonização.
Aliás, Luísa Salgueiro fez questão de convidar a Finerge a trabalhar em conjunto com o município em projetos de sustentabilidade ambiental, à semelhança do que acontece com o Ceiia, partilhando o seu conhecimento e testando soluções inovadoras em Matosinhos.
Além de Luísa Salgueiro, a visita contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, e do presidente da junta da união das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
