"Fragmentos, algumas obras na Coleção de Serralves” estará na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 7 de maio.
De 19 de março a 7 de maio, o Museu da Arte Contemporânea de Serralves traz a Matosinhos a exposição Fernando Lanhas: Fragmentos, algumas obras na Coleção de Serralves, uma iniciativa que faz parte do programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como objetivo tornar a Coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.
A exposição que inaugurou no passado sábado, 19 de março, contou com a presença do Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha, e permite visualizar várias obras de Fernando Lanhas a óleo e seixos pintados tendo como tema central o abstracionismo geométrico.
Fernando Lanhas (Porto, 1923 – 2012) ocupa um lugar destacado na história da arte portuguesa, sendo apontado como pioneiro do abstracionismo geométrico. Além de pintor, Lanhas era arquiteto de formação, mas também desenhador, arqueólogo, paleontólogo, astrónomo, etnólogo e poeta. A sua obra artística não pode ser separada das muitas outras atividades que o ocuparam durante mais de 50 anos.
Como todos os arquitetos, Fernando Lanhas sempre quis compreender a geometria do mundo e baseou a sua prática artística na convicção de que o universo se baseia numa lógica geométrica comum a todas as eras e a todas as disciplinas. Nos seus trabalhos, Lanhas aproxima os mundos tradicionalmente afastados das ciências e das artes. A exposição que agora é apresentada em Matosinhos é uma ocasião única para a compreensão da diversidade e coerência da sua obra.