A Casa Mortuária de Perafita foi inaugurada no dia 5 de Julho, com a presença do Presidente da Câmara. Este projecto, da autoria dos arquitectos municipais Rui Silva e Luis Miranda, representa um investimento na ordem dos 400 mil euros.
A Casa Mortuária de Perafita foi inaugurada ontem, domingo, dia 5 de Julho, pelas 11 horas, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto. Este projecto, da autoria dos arquitectos municipais Rui Silva e Luis Miranda, representa um investimento na ordem dos 400 mil euros.
A Casa Mortuária de Perafita foi implantada em terreno adjacente à Travessa de Silva Aroso, em área destinada a Equipamento, conforme previsto no Plano de Urbanização para o Centro Urbano de Perafita.
À semelhança das igrejas antigas, esta nova capela assenta num grande eixo organizador central com entrada a poente e uma cruz no fundo de um lago biológico a nascente.
Sendo este um local morfologicamente agrícola, os autores do projecto tentaram conferir à edificação um carácter adaptado à paisagem natural envolvente, com a utilização de granitos, água e muitos outros elementos naturais como arvores mas, simultaneamente, conferindo-lhe uma volumetria em forma de cruz que o ligue directamente à sua função especial.
No interior um grande átrio distribui para duas câmaras ardentes, para as zonas de serviço e para a capela mortuária principal, onde os visitantes poderão usufruir visualmente do elemento água através de um grande envidraçado ligado ao Lago Biológico com a sua grande cruz de madeira.
O exterior tenta satisfazer as necessidades do edifício com áreas pavimentadas de estacionamento e percursos mas envolto numa densa zona reflorestada.