Cerca de 400 pessoas portadoras de deficiência auditiva vão beneficiar deste projecto único no país.
O edifício da antiga Escola Primária EB1 de Esposade, na freguesia de Custóias, é, desde sábado, dia 24 de Setembro, a Casa do Surdo. A inauguração deste espaço de características únicas no país decorreu em clima de festa com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do vice-Presidente e Vereador da Acção Social, Dr. Nuno Oliveira, da deputada da Assembleia da República, Dra. Luisa Salgueiro - os três são padrinhos da instituição - e ainda com a participação especial do embaixador da Casa do Surdo, o apresentador de televisão Francisco Mendes.
Cerca de 400 pessoas portadoras de deficiência auditiva vão agora beneficiar deste projecto único no concelho de Matosinhos e no pais, que contou desde o inicio com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos que cedeu o edifício da “Casa do Surdo”.
Este projecto, agora concretizado, resultou da conjugação de esforços de três associações, Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos, presidida por Fátima Mota, a Associação de Tradutores e Intérpretes de Linguagem Gestual Portuguesa, presidida por Sara Sousa e a Associação Portuguesa de Apoio a Implantes Cocleares, presidida por Fátima Salazar, que intervêm na área da deficiência auditiva, criando um espaço, ao qual as pessoas com este tipo de deficiência podem recorrer para obter vários tipos de apoio, nomeadamente formação em tecnologias de informação e comunicação, aprendizagem de linguagem gestual (para surdos e ouvintes), apoio aos deficientes auditivos portadores ou candidatos a portadores de implantes Cocleares.
Os associados e seus familiares têm, agora, todo o apoio necessário no sentido de agilizar procedimentos que vão facilitar o seu dia-a-dia, procurando a sua adequada integração social. Este um espaço que pretende também promover e desenvolver laços de amizade, entreajuda e companheirismo.
Na Casa do Surdo vão funcionar não só os serviços administrativos das três associações, mas também, uma sala polivalente para a dinamização de diversas actividades, uma biblioteca, uma sala de formação, um bar de apoio aos utentes da Casa e. Já a partir de 1 de Outubro, entra em funcionamento um Centro de Dia para idosos.