
Uma nova Casa para os Escuteiros de Santa Cruz do Bispo
O Corpo Nacional de Escutas 276 em Santa Cruz do Bispo tem casa nova desde o passado sábado, dia 10 de dezembro. A tarde foi de festa com a inauguração da Casa da Árvore.
Uma tarde de emoção que contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, do Vice-presidente, Eduardo Pinheiro, da Vereadora Lurdes Queirós, do Vereador Fernando Rocha, da Vereadora Joana Felício, da deputada Luísa Salgueiro, do presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, e do pároco de Santa Cruz do Bispo, João Matias, entre muitos outros convidados.
A obra da Câmara de Matosinhos, da autoria da arquiteta municipal Luísa Valente, permitirá aos escuteiros de Santa Cruz do Bispo desfrutarem de um espaço pensado para eles e para a prática escutista, tendo em conta as suas necessidades atuais.
O projeto, que implicou um investimento da Câmara de Matosinhos no valor de 200 mil euros, contemplou a recuperação e adaptação da antiga escola da Viscondessa, tornando-a a sede de Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, bem como uma ampliação do espaço. O projeto pretendeu enriquecer a qualidade do lugar e do conjunto sem prejudicar os valores arquitetónicos, históricos e paisagísticos presentes, utilizando para isso a organização dos espaços existentes.
O equipamento dispõe assim de dois pisos. No piso térreo estão a zona de receção e de atendimento e apoio a todos os utentes tendo em vista o normal funcionamento quotidiano do edifício. No piso superior situa-se um auditório, uma zona de exposição convertível em quatro espaços para gabinetes para reuniões, atividades ou formação.
De salientar que o novo espaço, pela sua localização, materiais e transparência, permite um diálogo e vivência com todo o espaço interior/exterior existente de apoio às diversas atividades.
Durante a cerimónia de inauguração da Casa da Árvore – Sede dos Escuteiros de Santa Cruz do Bispo, foram concedidas várias distinções, entre elas, os diplomas de mérito, atribuído ao Vereador da autarquia responsável pela obra, Fernando Rocha, e à arquiteta municipal Luísa Valente pelo projeto desenvolvido.
Foi atribuída, ainda, a cruz de agradecimento de 1ª classe - medalha de ouro, à Câmara Municipal de Matosinhos e a mesma distinção nacional foi pedida e atribuída ao cidadão Guilherme Manuel Lopes Pinto.
O Corpo Nacional de Escutas 276 de Santa Cruz do Bispo homenageou ainda o Presidente da Câmara de Matosinhos “à moda dos escuteiros”, com a atribuição da vara com o tótem “Gato Lutador”. Um ato carregado simbolismo, não fosse esta uma das caraterísticas que mais se destaca na personalidade do Presidente Guilherme Pinto.
Foram, também, entregues lembranças às várias entidades presentes.
Ainda durante a cerimónia, discursaram Filipe Queirós, chefe do agrupamento dos escuteiros 276 de Santa Cruz do Bispo, Hugo Carvalho, chefe regional dos escuteiros da região do Porto, o Presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, e o Presidente da Câmara de Matosinhos, que agradeceu na sua intervenção à sua equipa de vereação pelo empenho que dedicou a este projeto. Aos técnicos da Câmara Municipal pelo trabalho feito e ao Agrupamento 276, que sempre acreditou no sonho de ter a sua “Casa da Árvore” e que viram esse sonho ser tornado realidade.
No final os convidados tiveram oportunidade de conhecer a nova “Casa da Árvore” que é agora a nova sede dos escuteiros do Agrupamento 276 de Santa Cruz do Bispo.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
