O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, esteve no passado dia 30 de abril na cerimónia de inauguração da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em Ourense, Espanha.
A iniciativa, que vai já na sua terceira edição, decorre nos meses de maio e junho e pretende-se consolidar como uma mostra que valoriza a riqueza e a diversidade cultural da região euro.
Depois das cidades portuguesas de Vila Nova de Gaia e de Viana do Castelo, Ourense é a primeira cidade galega Capital da Cultura do Eixo Atlântico. A programação iniciou-se no dia da inauguração oficial com a abertura das exposições “Mostra das Cidades do Eixo” e “X Bienal de Pintura do Eixo Atlântico”.
O Eixo Atlântico participa em diversos programas de Inovação dedicados à modernização da administração e à adequação das suas estruturas às exigências e desafios do século XXI existindo um vasto grupo de instituições que colaboram entre si para alcançar estes objetivos.
A Capital da Cultura do Eixo Atlântico é uma valorização da Cultura do Norte de Portugal e da Galiza que conjuga o tradicional e a aposta na inovação, nas novas tecnologias e nas vanguardas culturais, reivindicando o património cultural passado, presente e futuro do território, convertendo-se na melhor forma de divulgação de novos talentos e artistas emergentes da região euro.
Na iniciativa estiveram também presentes o Vice-Presidente do Eixo Atlântico, bem como Presidentes e Vereadores de outras Câmaras Municipais e instituições pertencentes ao Eixo Atlântico, estando presente em todos eles a ideia comum de que esta é uma excelente plataforma para a difusão da cultura portuguesa e galega.