
Presidente da Câmara marcou presença na cerimónia
A inauguração da intervenção de requalificação da Capela da Boa Nova, situada na Avenida da Liberdade, em Leça da Palmeira, aconteceu hoje, dia 5 de novembro, pelas 10h00 de sábado.
A cerimónia, que assinalou o fim dos trabalhos de restauro do templo, levados a cabo pela autarquia sob projeto da arquiteta Ana Crista, contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, que descerrou a placa de inauguração em conjunto com o Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, e do Pároco de Leça da Palmeira, Padre Francisco Andrade Costa.
D. António Francisco dos Santos destacou a beleza do local onde a capela está inserida, paredes meias com a Casa de Chá da Boa Nova, da autoria do Arqº Siza Vieira. “Estamos a seguir as recomendações do Papa Francisco e a cuidar da criação”, referiu o Bispo do Porto que enalteceu o papel da Câmara Municipal de Matosinhos, na pessoa do seu Presidente, Guilherme Pinto, pelo trabalho desenvolvido na requalificação do património do concelho.
Para o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, "este é um dia muto feliz porque a recuperação da Capela da Boa Nova foi mais um passo dado no sonho de continuar a requalificar um conjunto de espaços que irão valorizar Leça da Palmeira", criando novas dinâmicas e novas centralidades. O autarca agradeceu a forma como o Padre Francisco Andrade Costa trabalhou em conjunto com as equipas da Autarquia neste projeto, da mesma forma como já o tinha feito na recuperação da Capela do Copo Santo. Dirigiu também uma palavra de agradecimento a D. António Francisco dos Santos pela forma como valoriza o trabalho desenvolvido fazendo questão se estar junto da comunidade matosinhense em momentos importantes como este.
Foram muitos os municipes que marcaram presença fazendo desta cerimónia de inauguração um momento de festa e de emoção. Destaque para a presença do Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do vereador da Cultura, que coordenou todo o projeto de requalificação, da vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, do vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, do Presidente da União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e da Administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz e da arquiteta autora do projeto, Ana Crista.
Esta capela, de invocação de S. João, esteve durante muitos anos ligada aos eremitas Franciscanos, que se estabeleceram neste local até 1475, onde existia um pequeno mosteiro. A capela fazia assim parte de um eremitério fundado pelos franciscanos no século XIV, incluindo alguns importantes exemplos de arte sacra.
De salientar, ainda, que a Capela da Boa Nova esteve sempre muito ligada à população de Leça da Palmeira, aos pescadores de maneira particular, porque ali se celebrava o patrono, com animadas festas populares.
A cerimónia teve alguns momentos musicais : um duo de guitarra “Orgue de barbárie” e “Carroussel” de G. Montreuuil com as irmãs Diana e Daniela Afonso, a oração de São Francisco com Mariana, e um duo de flauta transversal “Pequena Peça” de R. Schumann por Matilde Meireles e João Marinheiro.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
