A maior loja da Península Ibérica da multinacional sueca abriu hoje as portas ao público.
A maior loja da Península Ibérica da multinacional sueca abriu hoje as portas ao público, numa inauguração que começou com um típico pequeno-almoço e durante o qual, perante uma plateia de algumas dezenas de convidados, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, falou de um “feliz relacionamento” entre a Autarquia e a IKEA que culminou com esta abertura oficial e com uma valorização do espaço geográfico onde se localiza esta nova loja, em Leça da Palmeira, aquele que é o “coração económico da Área Metropolitana do Porto”.
Ladeada pela A28 e pela A41, junto ao Porto de Leixões e ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, bem próxima da A4, e paredes meias com a Exponor XXI, esta zona de grande importância estratégica, não só no Norte de Portugal, como também no Noroeste Peninsular, está a ser alvo de uma grande atractividade por parte de grandes grupos económicos, bem como empresas nacionais e estrangeiras.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, recordou, no seu discurso durante a cerimónia de inauguração, que a Autarquia dá sempre as boas vindas a investimentos como este que dinamizam o universo económico do Norte e criam um elevado número de empregos, cerca de 600 sendo uma elevada percentagem da equipa oriunda do Concelho de Matosinhos.
Foram muitas as personalidades presentes neste dia de inauguração da maior loja da IKEA na Península Ibérica: Gabriellla Lindholm, Embaixadora da Suécia em Portugal, Fernando Serrasqueiro, Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Isabel Oneto, Governadora Civil do Porto, Stefano Scarpa, Director-Geral da IKEA Ibérica, António Machado, director de Expansão do IKEA em Portugal e Ricardo Pinheiro, responsável pela loja de Matosinhos.
A Loja IKEA Matosinhos, com uma localização estratégica privilegiada e com uma área de influência de quase três milhões de habitantes, de Aveiro a Vigo, espera atrair ao nosso concelho dois milhões de habitantes no primeiro ano de actividade.
Com cerca de 36 mil metros quadrados, o novo espaço comercial agora inaugurado representa um investimento de 600 milhões de euros e coloca ao dispor dos visitantes 2.800 lugares de estacionamento gratuito e um restaurante com capacidade para 750 pessoas, para além de um espaço infantil concebido essencialmente para as crianças que visitam a loja e que ali poderão brincar sob o acompanhamento de colaboradores do IKEA.