O produto City Breaks está hoje em destaque numa seminário que está a decorrer esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A terceira edição das Jornadas de Turismo, uma iniciativa da Epromat- Escola Emundo Ferreira com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, reúne especialistas do setor do turismo que, perante uma plateia de alunos do curso profissional de turismo, debatem questões como o futuro do produto City Break, as novas tendências e oportunidades de financiamento, a estratégia de sustentabilidade, o alojamento turístico económico, a animação turística, entre outros temas.
Na sessão de abertura, o Presidente da Autarquia referiu que, “Matosinhos tem, há muitos anos, uma estratégia associada ao turismo”. Uma sondagem realizada no Norte de Portugal, Lisboa e Galiza demonstrou que os produtos mais conhecidos de Matosinhos são o mar, a gastronomia e a romaria do Senhor de Matosinhos.
O turismo religioso em torno da imagem do Senhor de Matosinhos, as recriações históricas da Lenda do Cayo Carpo, dos Piratas e dos Hospitalários no Caminho de Santiago, a programação cultural da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, os investimentos ao nível do design e da arquitetura, a nova Loja Interativa do Turismo e a mais recente campanha “Matosinhos, World´s Best Fish” lançada por ocasião do Rally de Portugal, são alguns exemplos da aposta de Matosinhos no setor do turismo.
Também Fernando Sá Pereira, Diretor Geral da EPROMAT, salientou que Matosinhos “está inserido numa região muito forte a nível turístico”, beneficiando da proximidade do Terminal de Cruzeiros e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. As praias e a gastronomia são igualmente fatores de atratividade turística.
No primeiro painel, moderado por António Serrano, sócio-gerente da EPT Tourism Engineering, o Vereador do Turismo da Autarquia sublinhou que Matosinhos não pode concorrer com o Porto, mas pode aproveitar o turismo gerado quer na cidade quer na região, através dos seus restaurantes, das visitas às obras dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e de Souto Moura, vencedores do prémio Pritzker, ou das deslocações às Festas do Senhor de Matosinhos.
Relativamente ao novo Terminal de Cruzeiros, Fernando Rocha recordou que o porto de Leixões recebeu, em 2014, 78 cruzeiros, mais 11 do que no ano anterior e o melhor número de sempre, num total de 64.440 passageiros. Para este ano, com abertura do edifício do Terminal de Cruzeiros, estão previstas cerca de 90 escalas de navios de cruzeiros e 125.000 visitas entre 83.000 passageiros e 42.000 tripulantes.