Matosinhos presente na reunião de Viana do Castelo.
“A Maritimidade, uma abordagem territorial” foi o tema em destaque na terceira edição do Fórum Marítimo do Eixo Atlântico que decorreu, dia 25 de março, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
A estratégia marítima para o desenvolvimento da fachada ibérica, as oportunidades e desafios das relações transatlânticas, as oportunidades de desenvolvimento da Frente Atlântica, a Maritimidade como estratégia de competitividade sustentável foram os temas abordados por um conjunto de autarcas, empresários, dirigentes políticos e representantes de várias instituições.
Na qualidade de anfitrião, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defendeu a cooperação com os países da América Latina, “pois para além das excelentes relações culturais e de amizade”, há “ ainda um enorme percurso a efetuar na cooperação económica, com vantagens mútuas”.
Em representação do Município de Matosinhos esteve o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro.
Criado em 1982, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular integra os concelhos portugueses de Braga, Viana do Castelo, Chaves, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Penafiel, Vila do Conde, Maia, Matosinhos, Porto, Barcelos, Paredes, Peso da Régua e Vila Nova de Gaia.
Da Galiza fazem parte desta organização transfronteiriça Ferrol, Corunha, Riveira, Narón, Lugo, Sarria, Monforte de Lemos, Lalín, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vilagarcía de Arousa, Carballinho, Barco de Valderorras, Ourense e Vigo.
Recorde-se que Matosinhos será, no próximo ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico.