O Salão Nobre dos Paços do Concelho será palco, já no próximo sábado, 18 de novembro, entre as 09h00 e as 13h00, do III Congresso Internacional REACT, organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
O projeto REACT - De volta à ação depois da pandemia da COVID-19, partiu da assinatura, em 2021, de um protocolo de cooperação entre a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Matosinhos que teve como objetivo a identificação dos padrões de variabilidade no crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças depois da COVID-19, bem como a importância de múltiplos fatores – individuais, familiares, escolares e comunitários – que poderão condicionar trajetos de vida sustentáveis e saudáveis.
O projeto visa, assim, mapear o crescimento e o desenvolvimento das crianças após a pandemia da COVID-19 e acompanhar as suas trajetórias de desenvolvimento ao longo de 18 meses, para se perceber o impacto que a pandemia teve na vida das crianças do 1.º ciclo das escolas do concelho de Matosinhos e também promover a reflexão com a comunidade educativa sobre as estratégias a adotar para futuro.
Do programa do Congresso, destaque para a apresentação dos resultados do 2.º ano do projeto “Um ano depois o que é que aconteceu às crianças do 1.º CEB?”, mas também para a apresentação do livro Educação Física no 1.º CEB - Um manual para professores, bem como o lançamento e o debate de um novo método de ensino da Educação Física no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O projeto REACT conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Informações detalhadas sobre o projeto podem ser consultadas em https://react.fade.up.pt/