Mais de 20 oradores participam em quatro painéis no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Salão Nobre dos Paços acolhe, ao longo do dia de hoje, o III Congresso de Formação e Inovação de Matosinhos, centrado em “Aqui no Mar”, organizado por Anabela Silva, responsável da Inforaprende.
Temas como os novos desafios na inovação e formação em Portugal, a construção de pontes para a qualificação e o futuro, a importância da formação nos novos media e a formação e as indústrias do mar estiveram em debate, distribuídos por quatro painéis.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e do presidente da AEP- Associação Empresarial de Portugal, Paulo Nunes de Almeida.
Guilherme Pinto salientou a necessidade de “reconciliar a nossa história com a nossa potencialidade económica do mar”. “O mar faz parte da identidade de Portugal. É preciso explorar as potencialidades do mar, mas por várias razões tem sido esquecido. Em Matosinhos fizemos o nosso trabalho de casa”, adiantou o autarca. O apoio à gastronomia com a marca “World’s best fish”, a requalificação da orla costeira, o novo Terminal de Cruzeiros, são alguns exemplos dos investimentos realizados em torno do mar enquanto atividade económica.
O Vice-presidente da Câmara da Autarquia participou no painel sobre os novos desafios da Inovação e Formação em Portugal. Num debate moderado por António Pego, diretor da Formação AEP/CESAE, Eduardo Pinheiro falou dos constrangimentos que afetam as decisões da autarquia como a limitação e redução na contratação de pessoal, ou a redução dos quadros dirigente, fatores que tornam difícil a motivação dos funcionários.
A nível da inovação, Eduardo Pinheiro referiu o novo Pólo de Ciências do Mar da Universidade do Porto, as instalações da Porto Business School e a incubadora de design da ESAD no Mercado de Matosinhos.
Do painel de Eduardo Pinheiro fizeram parte ainda Mário Ferreira, presidente da empresa Douro Azul, Helena Fernandes, diretora de Marketing e Cooperação da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo), e Maria do Céu Viegas, responsável do IPMA- Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Seguiu-se o painel dedicado às pontes para a qualificação e o futuro. Jorge Gaspar, presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Gonçalo Xufre, presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Qualificação e o Emprego, Pedro Taborda, gestor do Programa Operacional Capital Humano, e Cristina Bastos, diretora pedagógica da Epromat.
O III Congresso de Formação e Inovação de Matosinhos contou ainda com um desfile moda dedicado ao mar, dois workshops, música e muita animação.
![]()
![]()
