Espaço Gourmet já abriu as portas ao público. Aí está o II Congresso Nacional de Gastronomia. Um evento que celebra a excelência da gastronomia do concelho, divulgando e promovendo a imagem de marca “O Mar à Mesa”.
Espaço Gourmet já abriu as portas ao público.
Aí está o II Congresso Nacional de Gastronomia. Um evento que celebra a excelência da gastronomia do concelho, divulgando e promovendo a imagem de marca “O Mar à Mesa”.
O certame, que começou na sexta-feira, dia 9 de Maio, com a inauguração do "Espaço Gourmet" pelo presidente da câmara, Guilherme Pinto, vai contar com a presença de importantes chefes de cozinha que actuam em Portugal.
Até ao dia 18 de Maio, a animação vai ser constante no espaço próprio criado para o efeito em frente ao edifício dos Paços do Concelho: debates e conferências, provas gastronómicas e show cookings, apresentação do Roteiro Gastrononómico de Matosinhos. Nada faltará para que esta seja uma verdadeira festa da gastronomia. A entrada é livre e gratuita.
Refira-se que Matosinhos tem cerca de 500 a 600 restaurantes. Portanto, a gastronomia, centrada sobretudo nos frutos e produtos do mar, tem um papel de particular importância no concelho, representando um sector que ocupa dez por cento da população activa.
Quem visitar Matosinhos neste período poderá aproveitar não só para provar o que de melhor o concelho tem para oferecer, bem como debater, discutir e descobrir a gastronomia e todos os temas que gravitam à sua volta.
Assim, a cidade será, até ao 18 de Maio, palco de um congresso que pretende discutir a forma como se pode melhorar os espaços de restauração e como se pode apostar na diversidade e qualidade destes.
Se no ano passado, o balanço da primeira edição desta iniciativa foi extremamente positivo, este ano as expectativas são ainda maiores. Assim, espera-se que o número de visitantes ultrapasse largamente os dez mil registados em 2007, uma vez que o evento foi alargado de três para dez dias.
O Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, explicou que “esta é uma estratégia para desenvolver ainda mais os sectores turístico e económico do concelho, uma estratégia de promoção da nossa marca, o mar à mesa”.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, salientou ainda que, não obstante o concelho ainda não estar sobrelotado nesta área, é necessário apostar na diversidade e na qualidade.