Mais de 30 oradores das mais diversas áreas abordaram as “Novas Vocações, Novos Empregos”
Depois do sucesso da primeira edição, o Salão Nobre dos Paços acolheu, ao longo do dia de hoje, o II Congresso de Formação de Matosinhos, dedicado às “Novas Vocações, Novos Empregos”, organizado pela empresa da Dr.ª Anabela Silva, "Inforaprende".
Temas como a qualidade do ensino na formação profissional, formação profissional, inovação e criatividade, inteligência emocional, criatividade e liderança, desafios às modalidades de formação, novas linguagens de comunicação em contexto de formação, soluções criativas e de desempenho na formação estiveram em debate, distribuídos por seis painéis.
Na sessão de abertura, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos referiu, a propósito das recentes declarações da chanceler alemã Angela Merkel sobre o excesso de licenciados em Portugal, que “a formação é cada vez mais importante para a diferenciação”, dando como exemplo a aposta da Autarquia na criatividade e inovação. “Apesar da nossa tentativa de reinvenção da identidade, o que importa são as pessoas. Matosinhos não poderia deixar de se associar a este acontecimento. Os painéis são muito interessantes. A formação tem que evoluir para ter efeitos concretos”, disse o Dr. Eduardo Pinheiro, na sua intervenção.
A Administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, esteve presente como oradora na conferência sobre os desafios às modalidades de formação.
O II Congresso de Formação de Matosinhos contou com a participação de mais de 30 oradores das mais diversas áreas, além do Vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), de alunos da ATEC (Freixieiro) e do CENFIM, e de muitos campeões europeus de formação profissional.