Presidente da Câmara inicia em Custóias périplo pelas dez freguesias do Concelho para ouvir os contributos dos cidadãos.
Depois dos contributos dos jovens das escolas secundárias e dos estabelecimentos do ensino superior de Matosinhos, o Ciclo de Conferências “Agitar Matosinhos” entra agora na sua segunda edição, centrando as suas atenções nas comunidades locais.
Com esta iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos pretende ouvir as ideias que os matosinhenses têm para a sua terra, convidando-os a fazer parte do processo de criação de uma cidade nova.
O Centro Cívico de Custóias acolheu, dia 27 de fevereiro, o primeiro dos dez encontros de cidadania. Além do Dr. Guilherme Pinto e do presidente da junta de freguesia, José Tunes, marcaram presença o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro.
Depois da exibição de um vídeo sobre os investimentos realizados entre 2005 e 2012, assentes na estratégia “Mar + Movimento + Cultura”, o Presidente da Câmara referiu que o “Agitar Matosinhos” visa “criar uma dinâmica para que a comunidade perceba o que estamos a fazer”. “Podemos ir mais longe com os vossos contributos. Queremos que nos digam o que é preciso para que Matosinhos tenha futuro”, disse.
Para o Dr. Guilherme Pinto, o maior problema que a região norte do país enfrenta é a falta de qualificação das pessoas, daí que “a grande aposta da Câmara tenha sido a educação”. “Fizemos mais de 20 centros escolares. Não vamos ter necessidade de fazer novos equipamentos escolares nos próximos 20 anos”, frisou.
A área da solidariedade, que abrange a infância, a terceira idade e a deficiência, constitui igualmente uma prioridade para o Executivo, dando como o exemplo a construção em curso de 10 centros (creches, centros de dia, lares de terceira e deficiência, entre outras valências).
O turismo a cultura, o ambiente e a rede de saneamento básico a 100%, as plataformas logísticas de Leixões, o Terminal de Cruzeiros, as indústrias criativas, o Espaço Quadra, foram alguns dos projetos mencionados pelo edil.
Entre as questões abordadas pelo público estiveram as obras da Indaqua, o novo regulamento dos cemitérios municipais, a rede de transportes públicos, a burocracia envolvida na atribuição de subsídios às coletividades e na atribuição de licenças para as festividades, questões prontamente esclarecidas pelo Dr. Guilherme Pinto.
O próximo debate do “Agitar Matosinhos” está agendado para o dia 29 de fevereiro, pelas 21h30, e terá lugar no Centro Cívico de Guifões. A entrada é livre.