Concerto integrado na programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e da temporada da Música Clássica em Matosinhos.
Ontem, dia 17 de março, pelas 21h30, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu mais um concerto inserido no périplo de concertos que o Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) tem preparado, percorrendo vários espaços religiosos do concelho.
Assim, depois da Igreja do Padrão da Légua, seguiu-se mais um espaço emblemático do concelho, a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.
O Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, associaram-se à iniciativa para ouvir Vítor Vieira, Juan Maggiorani, Jorge Alves e Marco Pereira a interpretar a obra de Joseph Haydn (1732-1809) “Quarteto de Cordas OP.51 (1787)”.
Joseph Haydn nasceu na vila de Rohrau, Áustria, em 31 de março de 1732, no seio de uma família socialmente modesta, e sem qualquer afinidade com o mundo musical, e faleceu a 31 de maio de 1809, em Viena de Áustria. Foi, talvez, um dos mais importantes e influentes compositores da história da música ocidental, formando, com Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), a chamada primeira grande escola clássica vienense.
Recorde-se que o Quarteto de Cordas de Matosinhos foi criado através de uma iniciativa da Câmara Municipal de Matosinhos, e vem beneficiando de uma residência e temporada de concertos em Matosinhos desde 2008, estabelecendo-se como um conjunto de referência em Portugal e apresentando-se na maioria dos festivais e salas de concerto, como os "Dias da Música" no Centro Cultural de Belém, os Festivais de Espinho e Póvoa de Varzim, Casa da Música, e também no Auditório Nacional de Música de Madrid e do Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela. O QCM colabora também com alguns dos mais destacados músicos portugueses, tais como Pedro Burmester, António Rosado, Miguel Borges Coelho, António Saiote, Paulo Gaio Lima e Pedro Carneiro.
Depois da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, segue-se, a 16 de abril, uma atuação do Quarteto de Cordas de Matosinhos na Igreja Paroquial de Lavra.