200 desempregados do Concelho de Matosinhos têm a oportunidade de criar o seu próprio negócio.
Proporcionar oportunidades de emprego para quem estiver interessado em abrir a sua própria empresa. É esse o objetivo do projeto iCREATEaJOB, que resulta de uma parceria do Centro Empresarial da Lionesa com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Instituto do Emprego e Formação Empresarial. O investimento ronda os 600 mil euros.
O projeto pretende despertar o espírito empreendedor junto de estudantes, recém-licenciados, desempregados, profissionais liberais, para o desenvolvimento de projetos inovadores e potenciadores de emprego.
Como tal, o Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio, criou o “Open Day”, dia 8 de maio, dando a conhecer aos candidatos, na faixa etária dos 32-45 anos, não só todas as características do projeto, o seu calendário e o seu potencial como futuro emprego, mas também as mais-valias do espaço.
As candidaturas decorreram de 15 de abril a 6 de maio em vários pontos da região norte do país. Das 199 candidaturas a projetos de negócios, 100 serão selecionadas tendo em conta a originalidade e o potencial de mercado.
Pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, fotografia, design, arquitetura, artesanato, publicidade, artes digitais, gastronomia, atividades de lazer, ambiente e sustentabilidade, turismo, economia da saúde, economia do mar, economia social, tecnologias de informação e comunicação, gestão dos recursos humanos, marketing, financeira e assessoria empresarial nas diferentes áreas são alguns dos principais domínios que o co-working do Centro Empresarial da Lionesa pretende apoiar.
Os selecionados terão, entre outras mais-valias, um local de trabalho e uma equipa profissional que os orientará em termos de plano de negócios, uma rede privilegiada de promoção e divulgação do trabalho, e a inserção na vida ativa, de forma totalmente gratuita.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, marcaram presença na sessão de apresentação do projeto iCREATEaJOB.
Para o Dr. Guilherme Pinto, “este é o contributo que as empresas podem dar à nossa comunidade”, criando “um ambiente favorável” ao desenvolvimento de projetos de sucesso. “A nossa estratégia, assente na fórmula Mar, Movimento e Cultura, pretende atrair investimento privado para o Concelho, potenciador de emprego e criador de riqueza. Neste momento, temos mais de mil e 700 milhões de investimento em curso no Concelho de Matosinhos. Temos que ter confiança e determinação para ultrapassarmos este momento que o país atravessa. Um país é um projeto coletivo. Precisa do contributo de cada um de vós”, afirmou o edil.
![]()
