A Companhia de Teatro Peripécia apresentou, dia 9 de Dezembro, no Cine-teatro Constantino Nery, a peça “Ibéria, a louca história de uma península”.
O Cine-teatro Constantino Nery foi palco de uma viagem pelas origens de Portugal e Espanha, recheada de peripécias, contada por Noelia Domínguez, Sérgio Agostinho e Ángel Fragua, os responsáveis pela criação e interpretação da peça.
Os três actores- dois espanhóis e um português- juntos em palco iniciam uma viagem pela história da Península Ibérica, “uma história repleta de guerras, alianças, traições, aventuras e conquistas”.
No espectáculo são retratados episódios como a Batalha do Salado, a história de Inês de castro, a lenda de Viriato e Numancia, a Batalha de Aljubarrota, os Descobrimentos, o Tratado de Tordesilhas, a Dinastia Filipina e o Milagre de Fátima.
Presente na plateia a assistir ao espectáculo esteve o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha.
“Ibéria, a louca história de uma península” é um espectáculo criado em residência no Novo Ciclo ACERT em Tondela, em Maio de 2009.
A Peripécia é uma companhia internacional com sede na cidade de Macedo de Cavaleiro, Distrito de Bragança. Propõe a criação de espectáculos originais que se baseiam num trabalho de grande disciplina e rigor ao nível da interpretação do actor que, a par dos textos, desenvolve uma intensa componente física e visual de modo a conseguir uma linguagem cénica atraente e universal.