“Uma casa com muitas janelas” reúne profissionais da saúde.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe, ao longo do dia, o I Encontro da Unidade de Desabituação do Norte.
Fundada em 2010, a Unidade de Desabituação do Norte é o único internamento do país resultante da fusão de dois internamentos, ambos com um longo percurso e experiência: o do Centro Regional de Alcoologia do Norte (CRAN), destinado ao tratamento de doentes com problemas ligados ao álcool, e o da Unidade de Desabituação de Cedofeita (UDC), destinado ao tratamento de desintoxicação de substâncias psicoativas ilícitas.
Com esta reestruturação, as novas instalações da Unidade de Desabituação do Norte, em Matosinhos, passaram a dispor de 22 camas. Organizado pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, o encontro, intitulado “Uma Casa com muitas Janelas”, reúne profissionais da área, desde médicos, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, entre outros.
Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos afirmou que “faz parte do ADN de Matosinhos defender uma sociedade inclusiva”. “A Câmara tem-se empenhado neste tipo de causas. Vivemos numa sociedade de deceção. A maior parte de nós nunca consegue concretizar o que propôs para si próprio. Uns encontram resposta na radicalização, outros no consumo de substâncias ilícitas, outros acumulam stress e consomem substâncias aditivas para conseguir ir ao encontro daquilo que os outros esperam de nós. A ação das câmaras é decisiva. A Câmara de Matosinhos está disponível para estar na linha da frente deste combate”, disse Guilherme Pinto.
Presentes no encontro estiveram ainda Adelino Vale Ferreira, Coordenador da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), Álvaro de Almeida, presidente da ARS do Norte, Margarida Pinho, Coordenadora da Unidade de Desabituação do Norte, e João Goulão, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).