28.11.11
Marca “O Mar à mesa” e Chancela “Restaurante 100%” em destaque na Exponor.
Organizado pela Entidade Regional do Turismo Porto e Norte de Portugal, o I Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos reuniu, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, na Exponor, especialistas nacionais e estrangeiros, distribuídos por oito painéis temáticos.
As marcas enogastronómicas e a sua importância na afirmação dos estabelecimentos e da região juntaram, num debate moderado por Elisabete Serra, do ISMAI- Instituto Superior da Maia, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e responsável pelo pelouro do Turismo, Dr. Nuno Oliveira, Jorge Dias, da empresa “Ponto Cruz”, José João Santos, da “Essência do Vinho”, Sofia Lobo, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, e José Jaime Costa, da Revista “Evasões”.
Matosinhos, cidade indissociável do mar, é conhecida pela arquitectura de Álvaro Siza Vieira, pela romaria do Senhor de Matosinhos e “pelos restaurantes onde se come bem”. Nas últimas décadas, Matosinhos viu grande parte da sua frota pesqueira diminuir, assim como a indústria conserveira que praticamente desapareceu.
Segundo o Dr. Nuno Oliveira, a marca “O Mar à mesa” representa a restauração do Concelho, os empresários, os clientes, sintetizada na fórmula de ADN “H20 Mar”. 10% da população activa do Concelho trabalha no sector da restauração. “Há 50 anos, as marisqueiras eram os expoentes da nossa gastronomia. Hoje, temos uma das maiores taxas de concentração de restaurantes em Matosinhos”, adiantou.
Em 2006, a Câmara Municipal criou a marca “O Mar à mesa”, associando-a a vários eventos como a Festa do Mar, o Concurso de Saltos Internacional, os jogos de futebol do Leixões Sport Clube ou os jogos de futsal do Freixieiro.
“O Mar à mesa” está também presente nas redes sociais com o facebook e o twitter, e numa aplicação para smartphones como o “Matosinhos City Guide”.
13 restaurantes aderiram à Festa do Mar na primeira edição, promovida em 2006. Já este ano, foram 47 os que participaram nesta iniciativa que atingiu os 293 mil clientes. “O desafio foi o de integrar as esplanadas no espaço urbano, assim com os tradicionais grelhadores”, acrescentou o Vice-presidente da Autarquia.
Com o objectivo de alcançar a excelência, de qualificar e de certificar, de promover e de divulgar os restaurantes certificados de Matosinhos, foi criada a chancela “Restaurante 100%”, associando a imagem de excelência à qualidade, apostando na formação e qualificação dos recursos humanos, na higiene e segurança alimentar, e na qualidade dos produtos. Como parceiros, a Câmara Municipal de Matosinhos escolheu a APHORT - Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo, a Confraria Gastronómica do Mar- Matosinhos, a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e a Associação de Restaurantes de Matosinhos - “O Peixe à Mesa”, para que, juntos, pudessem estimular as principais potencialidades do sector, mesmo perante as dificuldades do mercado.
“Com estas medidas, Matosinhos assumiu-se como um dos Top Ten da restauração do País”, concluiu o Dr. Nuno Oliveira, na sua apresentação no I Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos.
Conteúdo atualizado em28 de novembro de 2011às 16:53
