
Lançamento de livro de Joel Cleto e Peregrinação serão os pontos altos do dia
Já se contam 14 anos desde que a Câmara Municipal de Matosinhos organiza a recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, um dos maiores eventos da Área Metropolitana do Porto que atrai por estes dias milhares de pessoas a Leça do Balio e à zona envolvente ao Mosteiro, oferecendo aos visitantes uma viagem no tempo até à época medieval.
Com um programa intenso e muito variado, a animação começou já na passada quarta-feira e prolonga-se até amanhã, 8 de setembro.
Cavaleiros, saltimbancos e malabaristas, freiras e padres, dançarinas e jograis são algumas das muitas personagens do universo medieval que, por estes dias, animam os muitos visitantes que percorrem o recinto da Feira Medieval de Leça do Balio.
O programa desta edição reservou também um conjunto de atividades para os mais pequenos e visitas guiadas ao mosteiro de Leça do Balio.
Hoje, penúltimo dia da feira, destaque para o lançamento do livro “O Balio Pimentel e a Luz do Mosteiro”, editado pela Câmara Municipal, da autoria do historiador Joel Cleto com ilustrações de Luís Moreira, uma obra que se centra na personagem Ernesto, um noviço do Mosteiro de Leça do Balio, cuja narração dá a conhecer aos mais novos a história da construção daquele monumento nacional cujas origens remontam ao século X.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.
O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.
Ainda hoje, pelas 17h00, haverá uma peregrinação conduzida pelo historiador Joel Cleto pelos Caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias, com passagem pela Ponte de D. Goimil, ao Mosteiro de Leça do Balio. A inscrição nesta peregrinação é obrigatória e deverá ser feita no Posto de Informação situado numa das entradas da feira. O custo é de 1€, valor que inclui uma entrada na Feira após a peregrinação. No final da peregrinação, já no recinto, os participantes irão em cortejo até ao Mosteiro. Ainda mediante inscrição, será disponibilizado transporte de regresso a Custóias, com lotação limitada.
Relembre-se que a edição deste ano conta com algumas novidades, entre elas, a disponibilização, pela primeira vez, de uma aplicação informática (ver aqui) com todas as informações sobre esta recriação histórica que a Câmara Municipal de Matosinhos organiza.
Veja aqui a programação completa para hoje e amanhã.
![]()
![]()
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
