“Tuk Boleia” transportará gratuitamente, ao longo do dia, utentes com dificuldades de mobilidade.
A partir de hoje, os utentes da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULS) que se deslocarem ao Hospital Pedro Hispano para a realização de exames ou consultas têm agora um novo meio de transporte totalmente gratuito.
Um dos grandes problemas que persistem desde a abertura daquela unidade hospitalar é a dificuldade de subida da rampa de acesso da Rua Eduardo Torres até à fachada do edifício. A rampa tem uma inclinação de cerca de 10%, dificultando o acesso a pessoas com limitações de mobilidade ou outros problemas de saúde, nomeadamente respiratórios.
Ao longo dos anos foram apresentadas várias soluções, mas até hoje, por várias razões, nenhuma foi implementada. Enquanto a solução definitiva não chega, a Câmara Municipal de Matosinhos disponibiliza, por um período experimental de 30 dias, o “Tuk Boleias”. Trata-se de um veículo elétrico com capacidade máxima para 6 pessoas, que transportará os utentes gratuitamente entre a Rua Eduardo Torres e a fachada do edifício do hospital, e vice-versa, entre as 8h30 e as 18h30.
Ao longo do período experimental, será avaliada a satisfação dos utentes quanto à utilidade, comodidade e frequência do “Tuk Boleia”. Caso o balanço seja positivo, este serviço poderá ser prolongado até ao final de 2016.
Os custos deste projeto, na ordem dos cinco mil euros, serão repartidos entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ULS de Matosinhos. Para o efeito foi hoje assinado um protocolo entre as duas entidades.
O presidente do Conselho de Administração da ULS sublinhou que, embora não se trate de uma solução definitiva, “este é um projeto simbólico” que ajuda a resolver um problema com cerca de 15 anos. Para Vítor Herdeiro, este é “mais um passo na resolução definitiva deste problema”.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “são as pequenas coisas que fazem a diferença na vida das pessoas”. Guilherme Pinto adiantou que a solução definitiva será objeto de uma candidatura a fundos comunitários.
Presentes na assinatura deste protocolo estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e a deputada da Assembleia da República, Luísa Salgueiro.