Assinatura do protocolo com o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas decorre nos Paços do Concelho
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, assinam na segunda-feira, 10 de julho, pelas 11h30, o protocolo que permitirá à Câmara Municipal de Matosinhos iniciar a construção de um acesso de emergência ao Hospital de Pedro Hispano a partir da A28, substituindo-se à Infraestruturas de Portugal, S.A.. Esta ligação rodoviária, há muito reclamada, está orçada em cerca de cem mil euros e resolverá um problema que subsiste desde a inauguração do hospital.
A saturação permanente da Rotunda AEP e do acesso ao hospital a partir do sentido Norte-Sul da A28 provoca há vários anos, recorde-se, enormes constrangimentos à circulação dos veículos de emergência que se dirigem à Urgência do Hospital Pedro Hispano, colocando constantemente em risco a vida dos pacientes que para ali são transportados. Face ao arrastamento do problema, a Câmara Municipal de Matosinhos aprovou em setembro de 2014 uma proposta em que manifestava a sua disponibilidade financeira e técnica para a execução da obra, ficando a IP, S.A de ressarcir a autarquia.
O projeto só muito recentemente obteve luz verde do IP, formalizando-se agora o acordo de parceria que permitirá à Câmara Municipal de Matosinhos avançar de imediato com a empreitada. O acesso de emergência, ligando a A28 aos arruamentos internos no hospital, destinar-se-á exclusivamente a ambulâncias em serviço de emergência e ficará desde já preparado para ser integrado numa futura obra de alargamento do troço Sendim/rotunda da AEP da A28.