
Atribuição da Medalha de Honra e o Titulo de Cidadão Honorário
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, entregou a Medalha de Honra (Ouro) e do Titulo de Cidadão Honorário, aos Engenheiros Guilherme Ricca Gonçalves e Rui Gilberto Sabino Marques, em cerimónia realizada no dia 19 de Maio, no Auditório da EFACEC, em Leça do Balio.
Na deslocação à EFACEC, o Presidente da Câmara fez-se acompanhar pelo seu Executivo Municipal. No final da cerimónia solene, realizou-se uma visita às instalações da empresa.
Texto da proposta aprovada por unanimidade em reunião do executivo em 16 de Julho de 2007
O Grupo EFACEC, o maior Grupo Eléctrico Nacional de capitais portugueses, tem actualmente, mais de 2 mil colaboradores e uma facturação superior a 350 milhões de euros, estando presente em mais de meia centena de países e exportando aproximadamente metade da sua produção. Um pequeno resumo para uma história de sucesso com raízes bem implantadas no concelho de Matosinhos e que tem levado longe o nome desta terra de Mar, Movimento e Cultura.
Contudo, nem sempre foi assim. A EFACEC foi constituída em 1948, a 12 de Agosto, a partir da Electro Moderna, um pequeno fabricante de motores e, em simultâneo, uma das mais antigas empresas no sector do material eléctrico.
O então director da Electro Moderna, Eng António Ricca Gonçalves, debateu-se pela criação de uma empresa sólida e capaz de se impor no mercado nacional e de ambicionar com legitimidade uma actividade internacional. Com o firme propósito de conseguir estes objectivos, a empresa associa-se aos ACEC – Ateliers de Construtions Electriques de Charleroi, à CUF – Companhia União Fabril e ainda a um grupo de pequenos accionistas.
Desta união, surgiu a nomenclatura EFME, depois EFA, em 1949, passando a denominar-se EFACEC no ano de 1962. Os processos de inovação tecnológica e de enriquecimento em capital humano da empresa foram de tal forma significativos que a 23 de Junho de 1952 eram inauguradas as novas instalações fabris da Arroteia, na freguesia de Leça do Balio.
Inicialmente dedicada à produção de motores eléctricos, a EFACEC, em 1957, decide ir ainda mais longe a dedica-se também à produção de transformadores, atingindo um nível de consolidação tal que lhe permitiu ultrapassar quase imune das sucessivas crises conjunturais que abalavam o tecido industrial português.
Em 1959, a empresa de Leça do Balio, entra numa nova etapa do seu percurso ao incorporar a SOPREL e a INEL, aumentando a sua capacidade nas áreas de aparelhagem eléctrica de alta e media tensão, assim como introduzindo a produção de elevadores e monta-cargas.
Em 1969, as acções da EFACEC chegam ao mercado de valores de Lisboa. Um sucesso empresarial que dava cada vez mais nas vistas, sendo necessária a ampliação das instalações fabris para produção de transformadores de medida e de grande potência.
O ano de 1987 ficou marcado pela entrada numa nova fase da empresa com a saída do sócio maioritário , os ACEC e a aposta firmada na modernização dos meios de produção na estratégia de internacionalização, que se veio a concretizar ao longo da década de 90.
Por sua vez, a entrada no novo milénio trouxe a consolidação orgânica e a estabilidade económica do Grupo., apresentando este, em termos quantitativos, os maiores índices de rendibilidade de sempre.
A EFACEC obteve várias conquistas em 2005, destacando-se , a nível corporativo, o prémio conseguido no «Stock Awards 2005», em que foi considerada a segunda melhor empresa cotada na Euronext Lisboa. Ficou também em segundo lugar no «Investor Relations Awards 2005» referente ao prémio para o Melhor programa Global de Investidores.
Uma empresa de referencia internacional. Um motivo de orgulho para todos nós. O Grupo EFACEC foi elevado a patamares de excelência graças à criatividade, á capacidade de sonhar e de ir mais longe de administradores de topo com o Eng Rui Gilberto Sabino Marques, que durante mais de 4 décadas dedicou toda a sua vida á EFACEC e o Eng Guilherme Ricca Gonçalves, fundador da empresa e actual membro do Conselho de Administração.
O Concelho de Matosinhos orgulha-se de no seu território albergar grupos empresariais de elevado prestigio internacional, como é o caso da EFACEC, que a pulso, e graças ao empreendadorismo e visão de futuro dos seus administradores, conquistou um lugar impar no universo empresarial.