Prémio referente ao ano de 2006 entregue à enfermeira Maria Alice Martins e ao Dr. Rui Gilman.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Nuno Oliveira, abriu a sessão de atribuição do Prémio «Dr. Albino Aroso» que se realizou hoje nos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez questão de marcar presença para cumprimentar os convidados e o Dr. Albino Aroso, reconhecido médico pelo importante trabalho desenvolvido ao nível da criação e desenvolvimento dos serviços de saúde reprodutiva das mulheres em Portugal, foi também responsável, enquanto Secretário de Estado da Saúde, pela criação da Lei 3/84, relativa aos CAJ´s (Centros de Atendimento a Jovens).
Este prémio é atribuído anualmente pela Associação para o Planeamento da Família (APF), em colaboração com a Fundação Schering Lusitana, aos sócios da APF que tenham evidenciado durante o ano as qualidades que notabilizaram o Dr. Albino Aroso, nomeadamente o empenho, dedicação, eficiência e trabalho comunitário. Este ano o prémio foi entregue à enfermeira Maria Alice Martins e ao Dr. Rui Gilman.
A atribuição deste prémio teve o seu início em 1993 e tem como principal propósito, homenagear o fundador da APF, estimular o trabalho desenvolvido pelos voluntários das respectivas Delegações, bem como motivar os jovens das escolas para a integração nos seus projectos e actividades.
Associação para o Planeamento da Família (APF)
A Associação para o Planeamento da Família, criada em 1967, é uma IPSS com reconhecida qualificação e experiência na área da Saúde e Planeamento Familiar.
Desenvolve para isso, diversas actividades junto da comunidade em geral, e dos profissionais em particular, que no seu conjunto, pretendem uma maior qualidade e acessibilidade das populações mais carenciadas aos serviços públicos de saúde.
Através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a APF (cedência de instalações e atribuição de apoios financeiros desde 2004), foi implementado um Centro de Intervenção comunitário no Bairro da Biquinha, com o principal intuito de criar uma estrutura local particularmente vocacionada para a prevenção de comportamentos de risco dos jovens, no âmbito da sexualidade e das dependências.