Concerto do Ensemble Vocal Pro Musica assinala Dia Mundial da Música
“Requiem For The Living” (“Requiem pelos Vivos”) do compositor norte-americano Dan Forrest foi a obra apresentada ontem, Dia Mundial da Música, pelo Ensemble Vocal Pro Musica.
O concerto que a Câmara Municipal de Matosinhos promoveu para assinalar o Dia Mundial da Música decorreu à porta fechada na Igreja Paroquial de Leça da Palmeira em virtude dos constrangimentos criados pela pandemia por COVID-19, tendo sido transmitido em direto nas redes sociais, nomeadamente na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos.
“Requiem For The Living” assume-se como uma homenagem à resiliência humana e à memória dos que já partiram, constituindo-se como uma mensagem de esperança e de celebração da vida.
Com direção musical do maestro José Manuel Pinheiro, o espetáculo contou com a interpretação de solistas da Orquestra do Atlântico: Marta Ricca (soprano), Joana Costa (soprano), Cliff Pereira (tenor) e Daniel Ribeiro (órgão).
Fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos, o EVPM é atualmente composto por 100 elementos ativos, dedicando-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, à cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso, apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular. Procura também dinamizar a atividade coral, fugindo à rotina e ao formalismo e usando a expressão dramática, a participação ativa do público e disposições menos comuns em palco.