Nome do antigo presidente da Câmara de Matosinhos atribuído a nova artéria
Foi hoje inaugurada a Rua Manuel Seabra, a nova artéria que liga as ruas de Alfredo Cunha e da Misericórdia, no centro da cidade de Matosinhos.
Em julho passado, o Executivo da Câmara Municipal de Matosinhos aprovou por unanimidade a atribuição do nome do antigo presidente da autarquia à nova via.
A Orquestra Jazz de Matosinhos abriu a cerimónia, com a interpretação de três temas, em homenagem a Manuel Seabra.
Seguiu-se o descerramento da placa toponímica com o nome do antigo presidente da autarquia. Foi lida uma mensagem da autoria de Francisca Seabra. Ausente na cerimónia por se encontrar no estrangeiro, a filha de Manuel Seabra fez questão de agradecer à Câmara Municipal de Matosinhos e a Luísa Salgueiro “por o homenagearem e celebrarem o amor que ele tinha por Matosinhos e todos nós”.
A cerimónia contou com as intervenções de Cláudia Soutinho, em nome da família de Manuel Seabra, do eurodeputado, Francisco Assis, da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, e do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.
Na sua intervenção, a Presidente da Câmara Municipal recordou o “amigo” Manuel Seabra, partilhando também as memórias dos momentos que viveu com o seu colega vereador na autarquia, deputado na Assembleia da República e militante no partido onde se filiou. Luísa Salgueiro considerou Manuel Seabra um exemplo de dedicação ao serviço público e à política.
Marcaram ainda presença a Presidente da Assembleia Municipal, o vice-presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, os vereadores Fernando Rocha, Ângela Miranda, António Correia Pinto, José Pedro Rodrigues, o presidente da União de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, e o presidente da União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.
Manuel José de Faria Seabra Monteiro nasceu a 28 de julho de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e exerceu a profissão de advogado.
Fez o seu percurso político pela Juventude Socialista e pelo PS, entrando para a Câmara Municipal de Matosinhos como assessor, em 1988.
Na autarquia, desempenhou os cargos de Chefe de Divisão de Relações Públicas e Órgãos Autárquicos, Adjunto do Presidente da Câmara, Diretor de Departamento de Gestão Urbanística e Obras Particulares, Vereador em regime de permanência, com pelouros que passaram pelo urbanismo, o planeamento, a habitação, as atividades económicas e a ação social, Vice-Presidente da Câmara e Presidente da Câmara (entre outubro de 1999 e setembro de 2000).
Como deputado eleito pelo círculo do Porto cumpriu mandato na Assembleia da República nas XI e XII legislaturas integrando diversas comissões, entre elas a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.
Em 2008 chefiou o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o atual primeiro-ministro, António Costa.
Manuel Seabra faleceu a 1 de janeiro de 2014, vítima de doença prolongada. Nesse mesmo ano, foi distinguido, a título póstumo, pela Câmara Municipal, na cerimónia comemorativa do 25 de Abril, com a Medalha de Honra Ouro) e o Título de Cidadão Honorário.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
