Dia 6 de dezembro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A Câmara de Matosinhos vai prestar uma homenagem a Manuel Dias da Fonseca no próximo dia 6 de dezembro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O tributo incluirá a realização de um recital com a participação de Antonio Rosado, Jaime Mota, Margarida Reis, Job Tomé e o Quarteto de Cordas de Matosinhos e ainda uma exposição sobre Manuel Dias da Fonseca que estará patente no átrio da autarquia.
Filho de pai pescador, Manuel Dias da Fonseca nasceu em Matosinhos no dia 6 de dezembro de 1923. Formou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade do Porto, tendo sido docente no Liceu de Braga, na década de 50, passando depois por escolas na Póvoa de Varzim e no Porto. No final dos anos 70, fixou-se em Matosinhos, iniciando uma relevante atividade autárquica no Pelouro de Cultura, cargo que desempenhou entre 1980 e 1987. A aposta numa programação regular de espetáculos de música clássica e a criação de novos públicos para a cultura na Área Metropolitana do Porto ganharam uma visibilidade e notoriedade que perduram até aos dias de hoje. Um dos sonhos de Manuel Dias da Fonseca – a criação do Quarteto de Cordas- foi concretizado em 2007 pelo seu sucessor no Pelouro da Cultura, o Vereador Fernando Rocha, projeto reconhecido internacionalmente com a atribuição, em 2014, do Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.
O seu percurso enquanto autarca, intelectual, e cidadão, e a consciência do seu inegável e justo prestígio, fez com que a Câmara de Matosinhos lhe atribuísse, em 21 de maio de 2007, a Medalha de Honra, em ouro, e o título de cidadão honorário de Matosinhos.
A 1 de Outubro de 2011, Dia Mundial da Música, a autarquia inaugurou, em Matosinhos-Sul, em frente ao Parque da Cidade, a Rua Manuel Dias da Fonseca e um ano depois, a Câmara de Matosinhos assinalou a mesma efeméride, mas no Cine-teatro Constantino Nery, com a reedição das suas obras poéticas e o lançamento do livro “Uma entrevista com o Poeta”, da autoria de Manuela Espírito Santo.
Manuel Dias da Fonseca faleceu a 27 de agosto de 2015, aos 91 anos.
No dia 6 de dezembro de 2015, a Câmara de Matosinhos volta a homenagear este homem que ficará para sempre ligado à cultura matosinhense.