
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, entregou a Henrique Calisto a Medalha de Valor Desportivo – Dourada em cerimónia realizada no dia 1 de Agosto no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O final do ano de 2008 foi de consagração para Henrique Calisto que levou a selecção do Vietname à conquista da Taça do Sudoeste Asiático. Foi com emoção assumida que subiu ao pódio, envolvido pela bandeira portuguesa.
“Filho da terra e com paixão assumida pelo mar, ou não fosse o seu pai pescador, Henrique Manuel da Silva Calisto nasceu em Matosinhos a 16 de Outubro de 1953. Cresceu e fez-se homem entre a praia, a escola, a rua e os terrenos baldios que serviam de campos de futebol e de palco para a sua crescente paixão pelo desporto-rei.
Estudou Educação Física e fez questão de fomentar, ao longo da sua juventude, a prática desportiva. Chegou a jogar nos juniores do Leixões e a ambicionar voos mais altos.
Aos 19 anos, deixou-se conquistar por outra paixão: a política. Henrique Calisto participou nas lutas estudantis contra o regime, filiando-se mais tarde no Partido Socialista, partido pelo qual foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos em 1997.
No início da década de 80, deu início à carreira de treinador de futebol, tendo orientado clubes como o Leixões, o Boavista, o Salgueiros, o Varzim, o Sporting de Braga, o Penafiel, o Desportivo de Chaves, a Académica e Rio Ave.
Em Fevereiro de 2000, após uma experiência menos boa no Paços de Ferreira, da II Liga, Henrique Calisto fez um interregno na sua carreira de treinador, ficando, no entanto, ligado à modalidade através da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, da qual foi o primeiro presidente.
Contudo, a vida acabou por o “empurrar” novamente para a função que agora o catapultou para a fama internacional. Através de conhecimentos que tinha, com um empresário com interesses no Vietname, acabou por retomar a sua carreira no desporto neste país asiático.
Em Agosto de 2001, Henrique Calisto aceitou o convite que lhe foi dirigido para o cargo de director técnico do Dong Tam-Long An, um clube da 1.ª Divisão do Vietname, ficando incumbido da tarefa de reestruturar o departamento de futebol. Ao mesmo tempo, manteve o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos. Quando tinha de se deslocar ao Vietname, o autarca suspendia as funções. Mesmo não estando a tempo inteiro ao serviço do clube vietnamita conseguiu que este melhorasse as suas prestações.
Entretanto, em finais de 2001, recandidatou-se pelo PS à presidência da Junta de Matosinhos e ganhou.
Em Março de 2002, Henrique Calisto foi convidado para seleccionador do Vietname, cargo que assumiu dois meses depois com o objectivo de preparar a equipa para a quarta edição da Tiger Cup, destinada às selecções do sudoeste asiático, tendo conseguido então um honroso terceiro lugar.
Henrique Calisto soube, com mestria e perseverança, tornear as contrariedades que a vida lhe foi apresentando. Como os homens do mar que tantas vezes viu sair para a faina, não teve receio de ir além fronteiras procurar dar o seu melhor numa carreira que abraçou com paixão. À política, decidiu dar um intervalo, mas não lhe virou costas. Uma paixão que não consegue abandonar. E, no Vietname, continua de olhos postos em Matosinhos, onde volta, sempre que pode, para matar saudades. Da família, da terra e do mar.
Henrique Calisto colocou Matosinhos no mapa além fronteiras, fazendo História “do outro lado do mundo”, orgulhando a terra e as gentes que o viram nascer.
É por todo o percurso humano, desportivo e cívico de Henrique Calisto, e pela consciência do seu inegável e justo prestígio internacional, que o Presidente da Câmara propôs homenageá-lo através da atribuição da Medalha de Valor Desportivo Dourada.”

