108º aniversário do nascimento assinalado com exposição, recital e lançamento de livros musicais.
Nascido em Tomar, a 17 de Dezembro de 1906, Fernando Lopes-Graça faleceu em 1994. Desenvolveu grande atividade como compositor, pianista, crítico teatral e musical, tendo-se destacado ainda pela recolha de temas tradicionais portugueses. Dedicando uma parte significativa da sua programação musical à divulgação da música erudita, e tendo também editado algumas obras de Fernando Lopes-Graça, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu prestar esta homenagem ao compositor cuja obra é regularmente revisitada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos.
Assim, no sábado, dia 20 de dezembro, o Salão Nobre encheu-se para um momento especial: um recital pelo Coro da Associação Fernando Lopes-Graça dirigido pelo Maestro José Robert e pelo Coro da Universidade de Letras do Porto, dirigido por Borges Coelho e com a presença de Fausto Neves, ao piano.
Esta festa de homenagem, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, incluiu ainda o lançamento da Coleção dos livros Musicais: Canções Regionais Portuguesas, de Fernando Lopes-Graça, editados em 24 Séries, dirigida por José Luís Borges e o relançamento de CD’s das Canções do 25 de Abril-13 Canções Heróicas, de Fernando Lopes-Graça (Celeste Amorim - canto, e, Madalena Sá Pessoa – piano) pelo jornalista César Príncipe.
Foi ainda inaugurada, o Átrio dos Paços do Concelho, uma exposição de homenagem ao compositor/génio português da música, que pode ser visitada até ao próximo dia 9 de janeiro de 2015.