No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, a Câmara de Matosinhos promove um conjunto de atividades na Biblioteca Municipal Florbela Espanca dedicadas ao poeta.
Embora natural da Beira Baixa, Eugénio de Andrade (19-01-1923/ 13-06-2005) viveu a maior parte da sua vida no Porto, fazendo de Matosinhos um espaço de encontro.
Do programa, destaque para a inauguração, no dia 18 de janeiro, pelas 17h00, da exposição “As razões do mundo no centenário de nascimento de Eugénio de Andrade”. A mostra é composta por uma seleção de manuscritos, exemplares de primeiras edições de livros, dedicatórias, fotografias e pinturas, selecionados de um acervo privado, pertencente ao espólio de um colecionador que foi amigo de Eugénio de Andrade.
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca até ao dia 24 de fevereiro.
Já no dia 20 de janeiro, terá lugar o laboratório poético “Expresso Poesia”, com Isaque Ferreira e Rui Spranger, com uma sessão às 10h00 dedicada à poesia de Eugénio de Andrade.
No mesmo dia, mas às 15h00, os formandos do laboratório terão a oportunidade de participar numa visita comentada à exposição “As razões do mundo”.
No dia 27 de janeiro, pelas 15h00, Filipa Leal e Isaque Ferreira fazem leituras da poesia de Eugénio de Andrade, na Biblioteca de Matosinhos.
As comemorações do centenário terminam no dia 24 de fevereiro, com mais uma sessão do “Expresso Poesia”, às 10h00, e uma nova visita comentada à exposição, pelas 15h00, com a presença dos formandos do laboratório de leituras poéticas.
Todos as atividades são de entrada gratuita. É, no entanto, necessária a inscrição para os laboratórios poéticos Expresso Poesia.