A Hitachi Solutions Europe investiu mais de dois milhões de euros em novas instalações em Matosinhos, mais concretamente na Senhora da Hora, num espaço com cerca de 1500 metros quadrados.
Numa primeira fase, a empresa especializada em transformação digital vai empregar 100 pessoas, mas o objetivo é nos próximos cinco anos duplicar este número, nas previsões da diretora de Recursos Humanos, Ana Vale.
Ao instalar-se no concelho de Matosinhos, o objetivo da empresa é captar jovens recém-formados nas áreas de gestão, economia, finanças, engenharia informática, ciências de dados e inteligência artificial.
A Hitachi Solutions Europe integra o grupo japonês Hitachi - há mais de cem anos na vanguarda da inovação tecnológica.
A Hitachi Solutions Europe conta com mais de 3.500 colaboradores em todo o mundo, 1.000 na Europa e mais de 11 países representados. Em Portugal, iniciou a sua atividade em Portugal em 2017, com apenas dois colaboradores e, desde então, tem vindo a crescer ano após ano, tendo atingido este ano cerca de cem colaboradores.
A escolha da nova localização recaiu sobre Matosinhos, num processo iniciado há cinco anos, segundo Darren Littlechild, vice-presidente & fundador da Hitachi Solutions Portugal. Já Steven French, CEO da Hitachi Solutions Europe, salientou o “investimento nas pessoas” e “o potencial para crescer” que o novo espaço apresenta: “Portugal tem dos melhores e mais brilhantes jovens. É fantástico ver pessoas que se juntaram a nós há alguns anos já a assumir papéis de liderança em grandes projetos internacionais para clientes e, com a abertura deste novo escritório, iniciamos a próxima fase do nosso crescimento em Portugal”.
Também Soichiro Ohara, Global CEO da Hitachi Solutions, destacou a perspetiva de crescimento da empresa com as novas instalações em Matosinhos, facto enaltecido pela presidente da Câmara Municipal. Para Luísa Salgueiro, “é de uma importância significativa este investimento” e o seu contributo para “a nossa economia local”.
Por fim, o Embaixador do Japão em Portugal, Ota Makoto, congratulou-se pelo trabalho da Hitachi, designadamente na “criação de inovação que responda aos desafios da sociedade”.