1º Empreendimento Cooperativo de Construção Sustentável em Portugal, localizado em Leça do Balio.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou esta tarde o 1º Empreendimento Cooperativo de Construção Sustentável em Portugal, localizado em Leça do Balio. O empreendimento engloba 101 casas ecologicamente optimizadas, ou seja, construídas de acordo com as mais avançadas técnicas de conservação de energia, água e gestão de resíduos.
As habitações foram estudadas para diminuir o consumo de energia para aquecimento e arrefecimento em 20 % através da utilização de painéis solares e abertura e fecho de estores automaticamente controlados por células fotoeléctricas. A espessura das paredes acumula calos no Inverno e manter a temperatura fresca no Verão, minimizando assim os gastos energéticos. Quanto à água, todas as casas serão dotadas de captações de água da chuva para usar nos autoclismos, assim como de mecanismos de controlo do fluxo das torneiras.
As soluções técnicas encontradas são o resultado da cooperação entre a Universidade de Atenas e a Faculdade de Engenharia do Porto e contam com o financiamento da União Europeia no âmbito do projecto «Habitação Sustentada na Europa», que envolve também a Dinamarca, Itália e França.
Anteriormente, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos presidiu ao encerramento do Seminário «Por um Território Sustentável», realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde participaram cerca de 150 responsáveis do INH (Instituto Nacional de Habitação) e do Movimento Cooperativo.
O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Prof. Dr. João Ferrão, esteve presente em ambos os actos.