
Resposta para jovens institucionalizadas sem retaguarda familiar
Ana (nome fictício), de 17 anos, Marlene (nome fictício), de 19 anos, e Sónia (nome fictício), de 21, são as novas inquilinas da segunda Habitação Partilhada, projeto social da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Habit.
A seu cargo têm uma casa, em Matosinhos, totalmente equipada e mobiliada, quarto individual, sala, cozinha, casa de banho e zona exterior. Pagam uma taxa pela utilização do espaço e são responsáveis pela arrumação e higienização dos espaços pessoais e comuns, e tratamento de roupa. Duas estudam, a outra trabalha em regime de part-time.
Ana, Marlene e Sónia não têm pai nem mãe que as abrace, mas não estão sozinhas.
As três jovens são oriundas do Lar Nossa Senhora da Conceição, da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, local que as acolheu, juntamente com outras 40 utentes, e lhes deu educação, carinho e apoio para quem não teve qualquer retaguarda familiar.
A transição para a vida adulta não é fácil para quem cresceu numa situação de institucionalização. O projeto Habitação Partilhada, lançado pela Matosinhos Habit no ano passado para combater o isolamento de adultos foi alargado nas suas valências, dando resposta a situações como as de Ana, Marlene e Sónia. O objetivo é capacitar as jovens para uma vida responsável e independente, adquirindo competências para a autonomia de vida.
Durante a sua estadia, as jovens serão acompanhadas por equipas especializadas quer do Internato Nossa Senhora da Conceição quer da Matosinhos Habit.
A Habitação Partilhada destinada a apoiar a transição de jovens do sexo feminino, sem retaguarda familiar, para a vida adulta, foi hoje inaugurada pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, que entregou às três novas inquilinas as respetivas chaves da casa.
Presentes estiveram ainda a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Provedor de Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos, António Avelãs Canotilho, a administradora da Matosinhos, Habit, Olga Maia, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, e o presidente da Junta da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
