Projeto-piloto no Bairro dos Pescadores para combater o isolamento poderá ser alargado a outros locais do Concelho.
A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Habit avançaram com um projeto piloto para dar resposta aos inúmeros pedidos de habitação por parte de pessoas que vivem sozinhas e sem suporte familiar.
A Habitação Partilhada, a partir de uma ideia lançada em Guimarães em 2008, permite o acesso ao alojamento de indivíduos isolados do mesmo sexo, residentes no Concelho de Matosinhos.
A primeira experiência está já a decorrer no Bairro dos Pescadores, em Matosinhos. Augusto Fernandes, António Teixeira e Joaquim Almeida não se conheciam, provinham de outras freguesias, mas agora partilham a mesma habitação. Trata-se de um T3 completamente remodelado, mobilado e equipado. Cada residente ocupa um quarto, partilhando as zonas comuns (sala, cozinha, casas de banho, zona exterior).
Para selecionar os três moradores da casa, a Matosinhos Habit reavaliou todos os pedidos de habitação individual que deram entrada desde 2009, tendo depois efetuado entrevistas individuais que permitiram escolher os três cidadãos com o perfil adequado às particularidades desta residência partilhada, tendo em conta o seu estado de saúde, a mobilidade e os rendimentos.
Após a seleção, foram os próprios moradores a definir as regras de utilização da casa, nomeadamente o horário das visitas, o uso do quintal das traseiras, a não permissão de animais domésticos ou a proibição de fumar no interior da habitação.
Os três moradores vão pagar não uma renda, mas uma taxa de utilização equivalente a 20 por cento dos seus rendimentos, que pagará a ocupação da casa e as contas da água e da eletricidade.
O Presidente da Autarquia visitou hoje o espaço e anunciou que, caso “ esta experiência resulte, é para continuar”.
“Precisamos de inovar as respostas no que diz respeito à habitação. Estou confiante nesta experiência. Tem tudo para dar certo. Vamos já pensar na replicação, nomeadamente na habitação partilhada para idosos”, adiantou Guilherme Pinto.
Além do edil, estiveram presentes a Vereadora da Ação Social, Lurdes Queirós, administradora da Matosinhos Habit, Olga Maia, a administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, e o presidente da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa.