Entrega de casas e de cheques de apoio ao arrendamento
22 famílias vão ter este ano um Natal diferente e numa nova casa. A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e os administradores da MatosinhosHabit, Tiago Maia e Fernanda Rodrigues, entregaram ontem as chaves das novas habitações.
A cerimónia decorreu no Edifício dos Paços do Concelho.
As famílias contempladas foram colocadas nos conjuntos habitacionais da Ribeiras, Biquinha, 25 de Abril, Monte Espinho, Sendim, Custió, Farrapas, Gatões, Seixo, Monte Espinho, Recarei, Sendim e Carcavelos.
Nas 22 habitações agora atribuídas inclui-se uma Habitação Partilhada, onde serão alojados três indivíduos do sexo masculino.
Em julho de 2015, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit avançaram com a primeira experiência-piloto do projeto social “Habitação Partilhada”, procurando diversificar as respostas da autarquia ao crescente número de pedidos de habitação por parte de pessoas sem família.
Nos anos seguintes, o projeto foi alargado nas suas valências.
A Habitação Partilhada agora atribuída localiza-se no Conjunto Habitacional da Biquinha.
Luísa Salgueiro salientou que este ano foram reabilitadas 60 casas. Todavia, “há muita gente que gostaria de estar aqui”. Como tal, apelou a todos os beneficiários das habitações para que as estimem, que as mantenham limpas e arranjadas, e que promovam boas relações de vizinhança nos conjuntos habitacionais. “Sejam felizes nas vossas casas”, afirmou a autarca.
Também ontem, mas no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, mais 30 famílias do Concelho receberam a ajuda do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
Os cheques foram entregues a famílias oriundas das uniões de freguesia de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, de Matosinhos e Leça da Palmeira, de Custóias, Leça do Balio e Guifões, e de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora.
O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento surgiu em 2009 da necessidade de encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação existentes no Concelho.
Os preços praticados pelo mercado privado de arrendamento dificultam o acesso de muitas famílias que, simultaneamente, não reúnem critérios de priorização para a atribuição de habitação social. Por outro lado, em situações de desemprego, doença, entre outros, as famílias veem diminuir os seus rendimentos e consequentemente não conseguem suportar os encargos com habitação.
Assim, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apresenta-se como uma alternativa à habitação social e evita o desalojamento face a ações de despejo, fruto das dificuldades económicas das famílias.
Atualmente, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apoia 688 famílias (1438 pessoas), atribuindo uma verba mensal total a rondar os 73 mil euros. Os valores atribuídos variam entre os 75 e os 125 euros por mês.
Segundo Luísa Salgueiro, “neste momento, não temos ninguém em lista de espera para o apoio ao arrendamento”. “O nosso desejo é que a vossa vida melhore e que não precisem deste cheque”, sintetizou a edil.
Tiago Maia destacou a disponibilidade da MatosinhosHabit em ajudar quer os moradores dos conjuntos habitacionais quer os beneficiários do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento e munícipes com processo de pedido de habitação, dando como exemplo a abertura de novos balcões de atendimento nas várias uniões de freguesia, o alargamento do horário de atendimento às quartas-feiras, o apoio jurídico ou o aconselhamento ao nível do planeamento do orçamento familiar.
Já Fernanda Rodrigues admite que, para “nós, é um presente poder ajudar quem precisa”. “Dividimos convosco esta alegria”, disse a administradora da MatosinhosHabit.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
