
Festa da Poesia 2016 começou com um programa diversificado para todas as idades
Em Matosinhos, o dia 8 de dezembro faz-se de festa e de poesia. Todos os caminhos vão dar à Biblioteca Municipal que tem o nome da poetisa que todos os anos a Autarquia faz questão de recordar e homenagear: Florbela Espanca.
Na edição de 2016, a Festa faz-se de muitas atividades distintas sempre em torno da palavra e da poesia. "Vamos encher a biblioteca de poesia?", poemas ilustrados, feitos por pequenos poetas, em mostra, na Biblioteca até ao final do ano; “No meio do caminho havia um verso”, versos em stencil junto às passadeiras, no centro da cidade; Poemas com(o) Flores, distribuição de 500 flores com um poema a outras tantas mulheres, são apenas algumas das atividades que antecederam o evento e que recordaram Florbela Espanca.
A Festa da Poesia começou ontem, dia 7 de dezembro, com Trava-lengas, uma novidade desta edição, uma oficina de leituras e poesia para os mais novos tendo como convidado José Pires. A árvore dos poemas, uma oficina de poesia e artes plásticas com sabor a Natal, encantou também as crianças que nela participaram. Pelas 15.30, Isaque Ferreira e Rui Spranger disseram poesia às alunas internas do Internato Nossa Senhora da Conceição da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos.
A noite começou com leituras públicas e conversas ao redor da vida e obra Nuno Júdice e terminou com o Vinho dos Poetas, numa homenagem à relação entre a poesia e o vinho de José Carlos Ary dos Santos a Manuel Alegre, ou de Ricardo Reis a João Cabral de Mello Neto com a viola e a voz de Carlos Alberto Moniz.
Fernando Rocha, vereador da Cultura, destaca a capacidade que este evento tem de abarcar diversos públicos de gerações diferentes. “Tal como no ano passado, esperamos ter cerca de três mil pessoas em torno desta iniciativa que promove a palavra, a leitura, a poesia e, ao mesmo tempo, homenageia a poetisa Florbela Espanca”.
A Festa da Poesia é um projeto de referência para a Câmara Municipal de Matosinhos. Iniciada em 2005, ano da construção do novo edifício da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, esta Festa assinala o dia 8 de dezembro, um dia duplamente marcado pelo nascimento e morte desta poetisa portuguesa (1894-1930).
Recorde-se que o último ponto do programa da Festa da Poesia deste ano, Portugal dos Poetas, que se ia realizar amanhã, dia 9 pelas 21.30 horas com Natália Luiza, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, foi cancelado devido a motivos de saúde da atriz.
Aqui fica o programa para hoje da Festa da Poesia:
8 dezembro*
15.00 | Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Apresentação do livro «Viajar com... Luísa Dacosta»
Convidados: Fernanda Araújo (Direção Regional de Cultura do Norte)
15.45 | Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Os poemas que te direi
Diálogo poético, com leitura de poemas. Poesia, Amor e Cumplicidade.
Convidados: Manuel Alberto Valente e Maria do Rosário Pedreira
16.45 | Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Lançamento do livro «Naquela Língua - Cem poemas e alguns mais – Antologia da novíssima da poesia brasileira»
Convidados: Luca Argel e Mariano Marovatto. Com a presença de Francisco José Viegas
17.30 | Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Poemas no Quarto Escuro
Apelando ao poder da palavra e potenciando esse poder, este é um espetáculo onde se pretende uma experiência sensorial através da palavra dita.
Convidados: Alexandra Gonçalves, Miguel Guedes, Sónia Balacó, Jaime Rocha
21.30 | Auditório da Junta de Custóias | Performance poética «Florbela»
Convidado: Onofre Varela
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
