Decorreu ontem, 12 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca a sessão de apresentação do livro "Guiné-Bissau, um País Adiado - Crónicas na Pátria de Cabral" do jornalista Manuel Vitorino, que contou com a presença do Vereador da Cultura Fernando Rocha. A apresentação da obra esteve a cargo do investigador Adriano Bordalo e Sá e do diretor da ONG Mundo a Sorrir, Dr. Miguel Pavão.
O professor Adriano Bordalo e Sá, investigador do ICBAS-UP, falou deste pequeno país de África, com cerca de 1,6 milhões de habitantes e a viver na mais completa miséria, sem infraestruturas básicas, acesso à saúde, água potável ou eletricidade. Um país com um povo sofrido e sofredor mas que nunca perde a esperança.
O Dr. Miguel Pavão referiu as várias necessidades do povo da Guiné, assim como a importância que as ONG têm em países praticamente esquecidos pelas entidades governamentais. Mencionou ainda as várias dificuldades que precisam ultrapassar para poderem chegar a estes países desfavorecidos assim como o mérito dos voluntários de O Mundo a Sorrir e o trabalho notório que tem sido feito.
O público presente assistiu com muito interesse a uma aula de História sobre a Guiné e os 500 anos de colonialismo.
O livro tem o custo de 15 euros e as verbas angariadas irão reverter para a ONG D Mundo a Sorrir.