O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, foi um dos convidados presentes no anfiteatro da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, na cerimónia que marcou a inauguração da exposição “Fernando Távora Modernidade Permanente”, que se realizou no sábado, dia 17 de Novembro.
No âmbito da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, a Fundação Cidade de Guimarães, a Família Fernando Távora, a Associação Casa da Arquitectura e a Fundação Instituto Marques da Silva apresentam, entre 17 de novembro de 2012 e 15 de fevereiro de 2013, o projeto Fernando Távora Modernidade Permanente, coordenado pelo Arquiteto Álvaro Siza.
A exposição retrata a obra de Távora, mas, longe da ambição de ser monográfica, ou antológica, pretende oferecer uma leitura transversal da insistente relação que essa obra tem com o exercício do magistério, enquanto Professor de Arquitetura.
A iniciativa acolherá, também, um conjunto de ações, das quais se destacam para além da exposição, as conferências, as visitas guiadas, o catálogo da exposição e a publicação fac-símile do Diário de "Bordo" (1960).
Trata-se de um conjunto de documentos, ora pertencentes ao âmbito do desenho e da fotografia de Arquitetura, ora ao âmbito documental dos registos existentes sobre as suas aulas, conferências, viagens de estudo.
O programa da exposição inclui a realização, a 22 de novembro, das 9h30 às 19h00, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Guimarães, de uma conferência internacional sobre o arquiteto, comissariada por Alexandre Alves Costa, que convida académicos e curiosos a conhecer a obra de Fernando Távora pela visão dos oradores: William Curtis, Jorge Figueira, Manuel Mendes, Max Risselada e Daniele Vitale.