O Presidente da Câmara de Matosinhos visitou esta tarde um conjunto de empresas responsáveis por avultados investimentos no Concelho.
O périplo iniciou-se em Perafita. Guilherme Pinto visitou a Gasin, uma empresa líder no setor dos gases industriais, medicinais e hospitalares, que assinala este ano 50 anos de existência.
A unidade de Perafita emprega cerca de 90% dos funcionários (no total, são 50). A de Lisboa emprega os restantes 10%.
A comitiva passou depois pela empresa suíça MSC – Mediterranian Shipping Company, que recentemente investiu 3,5 milhões na construção da sua nova sede em Matosinhos.
O projeto, da autoria do arquiteto António Machado, permitiu alojar os 75 colaboradores da MSC num local de trabalho mais espaçoso, com mais e melhores equipamentos de forma a aumentar a produtividade. O edifício está já preparado para receber mais 80 colaboradores no futuro, num segundo piso, que está neste momento vago.
Em S. Mamede de Infesta, o edil visitou o Centro Empresarial Fil Park, um equipamento que deverá ser inaugurado em Agosto e que envolve um investimento de 4,5 milhões de euros. Este novo espaço- uma antiga fábrica desativada- irá albergar 25 frações de diferentes dimensões para armazenagem, serviços e indústrias.
Seguiu-se uma deslocação à Sonafi - Sociedade Nacional de Fundição Injetada, uma empresa que trabalha para grandes marcas de automóveis como a Porshe, a BMW, a Mercedes, a Audi, a Bentley, entre outras, que faturou no ano passado 32 milhões de euros. É responsável por 250 postos de trabalho diretos e 150 indiretos. Nesta altura, a empresa precisa de expandir as suas instalações e prevê abrir uma segunda unidade fabril que empregará cerca de 200 pessoas e permitirá aumentar o volume de faturação para os 50 milhões de euros por ano.
Com esta visita, Guilherme Pinto pretendeu reconhecer o esforço das empresas em dar resposta à política municipal de dinamização do tecido económico e de estímulo à fixação de empresas e à criação de postos de trabalho em Matosinhos.
“Estamos a visitar empresas que contribuem para que Matosinhos seja o coração económico da Área Metropolitana do Porto”, explicou.
Além de Guilherme Pinto, a visita contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Educação, António Correia Pinto, da Vereadora do Ambiente, Joana Felício, do Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e do presidente da união de freguesias de S. Mamede de Infesta- Senhora da Hora, António Moutinho Mendes.