Cerca de 80 participantes de autoridades locais europeias de 17 países estiveram reunidos dia 27 de Junho, e hoje, dia 28, em Cascais no âmbito do Fórum Europeu da Segurança Urbana(FESU), presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
O primeiro dia do encontro foi dedicado à Assembleia Geral do FESU. Hoje, dia 28, decorreu o Seminário Internacional “Methodical Tolls for Crime Prevention”, um evento dedicado ao debate sobre políticas de prevenção e criminalidade com base em resultados decorrentes dos princípios do Manifesto de Aubervilliers e Saint Denis.
“A Segurança deve ser vista como uma intervenção no quotidiano das pessoas procurando oferecer à comunidade as condições propícias para que o seu dia-a-dia se desenvolva de um modo sustentável e seguro, culminando no aumento dos padrões de qualidade de vida”, referiu o Dr. Guilherme Pinto, na sua intervenção durante a Assembleia Geral do FESU.
O presidente do FESU e da Autarquia de Matosinhos defendeu que o Poder Local deve “apoiar famílias, crianças e jovens, tornar mais fortes as comunidades e revitalizar os bairros. Eliminar o crime através da concepção urbanística e usar toda a tecnologia disponível, para o fazer. Incentivar (criar) a criação de parcerias entre cidades de países diferentes, com vista ao estudo dos fenómenos criminais, medidas de prevenção aplicadas e seus resultados em tempo real. E também ter em atenção a prevenção da criminalidade em relação a/e de pessoas imigrantes.”
Guilherme Pinto referiu ainda que as Autarquias devem procurar o debate político sobre o equilíbrio entre os direitos humanos e a segurança, com vista á avaliação da aplicação de métodos de prevenção, tais como o controlo por vigilância electrónica.
“As inovações e descobertas de uma comunidade não podem ser só usadas por essa comunidade. Ou seja, é necessário disseminar e promover o resultado das avaliações, enriquecendo não só o próprio local, mas também os outros. Desta forma os dados obtidos são reais e podem ser quantificados. A prevenção do crime é um assunto que obriga todos os que nele embarcam a estarem na vanguarda do conhecimento, logo a importância do envolvimento das universidades e a criação de estágios de formação em países diferentes com vista á aprendizagem”, disse o autarca.
O Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assumiu a presidência do Fórum Europeu de Segurança Urbana a 11 de maio de 2010, em Berlim. Ao assumir o cargo, o autarca sustentou que «a segurança urbana é uma questão da máxima actualidade que exige das autarquias locais um novo desempenho no estudo e compreensão dos fenómenos da insegurança urbana».
O FESU é organização internacional não governamental que reúne 300 autarquias, comprometidas na reflexão e na elaboração de acções de prevenção da insegurança urbana e de tratamento da delinquência, através do desenvolvimento de políticas globais que agem sobre as causas e os efeitos da criminalidade.
Com sede em Paris, o FESU tem como principal objectivo promover o papel das autarquias nas políticas de segurança urbana, servindo ainda de ligação entre as universidades, as organizações não-governamentais e as autarquias para o desenvolvimento de políticas locais.
![]()
