Rede de Cidades Mundiais unidas no combate à criminalidade.
Presidente da Câmara de Matosinhos defende que as políticas de prevenção são mais eficazes que as políticas de repressão.
Guilherme Pinto, na qualidade de Presidente do Fórum Europeu de Segurança Urbana, em conjunto com as cidades de Los Angeles, Novo México, Houston, Bogotá, S. Salvador, S. Paulo, no âmbito da UN- HABITAT (Programa das Nações Unidas para a Habitação), constituíram uma rede de cidades mundiais destinada à defesa da prevenção como melhor política de combate à criminalidade.
Esta entidade defenderá o papel nuclear das cidades na diminuição da criminalidade no mundo e a política de reforço da participação dos cidadãos que, face às experiências discutidas na reunião, demonstrou ser o método mais eficaz para enfrentar as questões da segurança.
“Foi por todos concertada a diminuição da criminalidade em resultado das políticas inclusivas e foi por todos constatado que as políticas de prevenção são mais baratas do que as políticas de repressão”, conta Guilherme Pinto.
Na conferência de imprensa realizada na ONU, os participantes puderam enfatizar estes aspetos, bem como a importância do combate à violência do género e a defesa dos espaços públicos como essenciais a uma cidadania segura.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos teve a oportunidade de enfatizar os valores da violência doméstica que, ao aumentarem, revelam ser um bom indicador da confiança das vítimas em denunciarem os abusos de que são objeto e um crescendo da sensibilidade social que reprova tais atos.