Presidente da Câmara de Matosinhos participa em Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.
De 20 a 22 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos participa, em Estrasburgo, na qualidade de Presidente do Fórum Europeu de Segurança Urbana (FESU), na 29ª sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa.
Ao longo de três dias estão a ser debatidas orientações sobre prevenção da radicalização e manifestações de ódio. Recorde-se que o FESU integra o Comité de Monitorização do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Concelho da Europa.
Em matéria de prevenção da radicalização, Guilherme Pinto, na sua intervenção, salientou que o FESU está a desenvolver o programa LIAISE- Local Institutions Against Extremism (Instituições Locais contra o Extremismo), financiado pela União Europeia.
Este programa, desenvolvido com 12 parceiros de seis países, fornece, entre 2014 e 2016, formação específica para os agentes locais. Estima-se que, no primeiro semestre de 2016, surja um guia prático sobre o tema.
Numa segunda fase, o LIAISE II (2016-2018) será alargado a 28 instituições de 11 países. Pretende-se criar uma rede europeia de autoridades locais para impedir a radicalização violenta em torno de seminários temáticos europeus, apoiar a criação de uma infraestrutura institucional para estabelecer uma parceria multiagencial que possa compreender e responder à radicalização num determinado território, fornecer treino para as autoridades locais e seus parceiros, e lançar iniciativas-piloto para localmente aplicar os conhecimentos adquiridos através da formação e do desenvolvimento de práticas inovadoras.
Em Estrasburgo, o Fórum Europeu de Segurança e Urbana e o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa decidiram avançar para a iniciativa "Rumo a uma aliança de cidades e regiões europeias contra o extremismo violento", que servirá de plataforma para o intercâmbio político e técnico. O primeiro evento no âmbito desta iniciativa é a organização de uma conferência de autoridades locais sobre a prevenção da radicalização que conduz ao extremismo violento, que será realizada em Aarhus, na Dinamarca, a 18 de Novembro.