Presidente da Câmara foi distinguido com a Medalha Amigo da Marinha.
Matosinhos será o primeiro município do país a receber o projeto-piloto Regata. O projeto foi apresentado por Artur Vitória, presidente da Comissão Instaladora da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) do Brasil em Portugal, cuja missão é a difusão da mentalidade marítima.
Para o efeito, foi hoje assinado o memorando do programa Regata. Destinado a jovens entre os seis e os 16 anos, o programa pretende reforçar a mentalidade marítima dos jovens, através de atividades extracurriculares ou curriculares, adaptadas ao seu contexto local e nacional, por determinação de cada município.
O Presidente da Câmara de Matosinhos recordou a “relação umbilical que Portugal tem com o mar”. “Ao longo dos anos tem havido um crescente divórcio entre os portugueses e o mar. O futuro do país pode estar na relação com a Europa, mas está muito mais no mar. Faltam-nos recursos e conhecimento para tirarmos um melhor proveito da dimensão na nossa Zona Económica Exclusiva”, referiu.
Guilherme Pinto falou do trabalho feito em Matosinhos em torno do mar como a instalação do Pólo do Mar da Universidade do Porto, o novo Terminal de Cruzeiros, a campanha gastronómica “World’s Best Fish”, a requalificação da orla costeira, entre outros investimentos.
“Temos um passado com o mar, mas precisamos de reinventar a nossa relação com o mar para não ser uma relação platónica”, concluiu o edil.
De seguida, em representação do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Leal Ferreira, o Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Comandante Almirante Fávio Augusto Viana Rocha, entregou a Guilherme Pinto a Medalha Amigo da Marinha.
Criada em agosto de 1966, a Medalha Amigo da Marinha agracia personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, e na divulgação da importância do mar para o país.
A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da SOAMAR Brasil, Valter Porto, do Adido de Defesa e Naval do Brasil na Embaixada em Lisboa, Comandante Ricardo Sales, do Vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, e da Vereadora do Ambiente, Joana Felício.