Projeto apresentado pela ADEIMA de apoio aos desempregados.
O combate ao desemprego tem sido uma prioridade da Câmara Municipal de Matosinhos que, através do financiamento à ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, apoia projetos de formação e qualificação dos desempregados.
O Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE) hoje, dia 29 de abril, apresentado pela Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, na Sala de Sessões Pública dos Paços do Concelho, é o mais recente exemplo desta aposta.
A rede GEPE é um projeto experimental e inovador do Centro de Inovação Social do Instituto P. António Vieira, que pretende apoiar desempregados, em particular os que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego, quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram.
Assim, os GEPE, grupos informais constituídos por oito a 12 pessoas desempregadas, reúnem-se periodicamente.
O objetivo é a procura ativa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entreajudam, ultrapassando a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva a que o desemprego muitas vezes conduz.
Os GEPE não têm empregos para oferecer, não têm subsídios para distribuir, nem são uma solução mágica para todos os problemas dos desempregados, como esclareceu a Vereadora da Ação Social. Todavia, ressalvou que “os momentos difíceis também devem ser partilhados e ajudam-nos a encarar as coisas de outra forma”.
Esta experiência pode ser o início da solução, proporcionando a cada membro dos GEPE uma ajuda e oportunidade de ajudar outros com problemas semelhantes.
A participação é gratuita em termos financeiros, mas exige um compromisso de presença regular e contributos para o enriquecimento das reuniões, nomeadamente na pesquisa de oportunidades de trabalho que se adequem a membros do GEPE.